Piauí registra redução de 23% no número de homicídios dolosos no primeiro trimestre de 2024

O secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, anunciou, na manhã desta quarta-feira (3), os dados estaduais de Segurança Pública referente ao primeiro trimestre de 2024. Os números foram divulgados durante o Workshop “Segurança em Dados”, que destacou a importância dos métodos de coleta de dados, que incluem desde os registros policiais até a análise geoespacial, […]

Por Editoria Delegados

O secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, anunciou, na manhã desta quarta-feira (3), os dados estaduais de Segurança Pública referente ao primeiro trimestre de 2024. Os números foram divulgados durante o Workshop “Segurança em Dados”, que destacou a importância dos métodos de coleta de dados, que incluem desde os registros policiais até a análise geoespacial, permitindo uma compreensão dos desafios enfrentados pelas comunidades sobre segurança pública.

De acordo com os números registrados pela Secretaria de Segurança Pública, por meio do DATASSP, no primeiro trimestre de 2023 o Piauí registrou 189 casos de homicídios dolosos (descontados os feminicídios). No mesmo período deste ano, foram contabilizados 146 casos, uma queda de aproximadamente 23%.

Em relação ao número de casos de roubos seguidos de morte, o latrocínio, foram registrados quatro casos nos três primeiros meses de 2023, e dois casos em 2024, uma redução de 50%.

Ainda de acordo com o levantamento, no primeiro trimestre de 2023, foram registrados 3.706 casos de roubo de aparelhos celulares no Piauí. Já no mesmo período deste ano, foram contabilizados 2.082 casos, uma redução de 44%.

Nos três primeiros meses de 2023, foram contabilizados 5.348 casos de roubos no estado do Piauí, já em 2024 foram registrados 3.102 casos, uma queda de 42%.

Em 2023, as forças de segurança pública conseguiram recuperar no primeiro trimestre, 453 aparelhos celulares. No mesmo período de 2024, foram recuperados 1.081, um aumento de 139% .

O secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, enfatizou que estão sendo realizados investimentos em tecnologia, a fim de garantir maior efetividade das operações policiais, o que também passa pelos dados estatísticos.

“Precisamos da tecnologia para obter informações, ou seja, dos dados, para buscar soluções, saber o que os números nos apresentam, o que os fatos estão evidenciando e que, às vezes, ficam invisíveis aos olhos do ser humano”, explicou Chico Lucas.

O secretário de Segurança ainda destacou que a diminuição do número de homicídios é resultado de uma combinação de fatores. Entre eles, o aumento do efetivo policial, com reforço nas operações especializadas do Draco, Denarc e DHPP, além do policiamento ostensivo nas ruas.

“Tais medidas contribuíram para que no mês de março de 2024, obtivesse bons números, ou seja, números históricos, em termos de segurança pública. Precisamos manter esse processo, incluindo a fiscalização de trânsito e da poluição sonora, para garantir a tranquilidade da população e evitar que tanto vítimas quanto criminosos interfiram na vida cotidiana dos cidadãos”, finalizou o secretário.

O gerente de Análise e Estatística Criminal da SSP, delegado João Marcelo Brasileiro, afirmou que os presentes no workshop receberam informações acerca de todo o processo de captação e análise de dados, a fim de possibilitar uma melhor interpretação dos mesmos.

“Primeiro é importante destacar o pioneirismo deste evento, que fortalece o aspecto da transparência dos dados da Secretaria de Segurança Pública, porque permite o diálogo com uma instituição fundamental para informar o cidadão. Vale ressaltar que esse evento é um marco na relação da SSP-PI com os veículos de comunicação piauienses”, pontuou o gerente.

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

Veja mais

Solidariedade, Respeito e Reconhecimento: Portal Nacional dos Delegados apoia delegado Charles Pessoa

Portal Nacional dos Delegados enaltece a atuação firme da Polícia Civil do Piauí no enfrentamento à criminalidade e na proteção dos cidadãos. Informar a sociedade sobre operações policiais é um

“É direito da população saber”, diz delegado-geral do PI após MP questionar publicações policiais

(PI) A divulgação de prisões e operações fortalece a segurança pública, auxilia investigações e desestimula a prática criminosa

Lei 15.410 cria nova modalidade de tortura

Por Francisco Sannini e Eduardo Cabette

Jacqueline Valadares é aprovada, pela 2ª vez, na Lista das Melhores Delegadas de Polícia do Brasil! Censo 2026

A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Tania Prado é aprovada, pela 8ª vez, na Lista das Melhores Delegadas de Polícia do Brasil! Censo 2026

A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

A Terminologia “Operação Policial” no Âmbito das Polícias Judiciárias: Delimitação Conceitual a partir da Análise Normativa Comparada

Por Joaquim Leitão Júnior, Denize dos Santos Ortiz e Bárbara Lopes Gomes

Polícia Civil da Paraíba prende sobrinho que tentou matar tios em disputa de terrenos

(PB) O sobrinho é investigado por diversos episódios de violência contra familiares, incluindo três tentativas de homicídio contra os tios
Veja mais

Francini Ibrahin é aprovada, pela 5ª vez, na Lista das Melhores Delegadas de Polícia do Brasil! Censo 2026

POST MELHORES DELEGADOS BRASIL 2026 FRANCINI IBRAHIN
A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

PF lança consulta externa para verificação de documentos emitidos aos CACs

21MAI26 -
Iniciativa da instituição amplia a segurança e a confiabilidade na conferência documental

Secretário de Segurança do Piauí visita Sindicato dos Delegados de Polícia

(PI) Presidente do SINDEPOL/PI, Higgo Martins e demais delegados recepcionaram o secretário de segurança Antônio Luiz

Novas leis endurecem combate à violência doméstica e ampliam proteção às mulheres

21MAI26 - (1)
Por Francini Imene Dias Ibrahin

Humberto Teófilo segue, pela 2ª vez, na Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2026

POST MELHORES DELEGADOS BRASIL 2026 HUMBERTO TEÓFILO
A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Adepol/MA solicita adoção de critérios objetivos para garantir maior igualdade nas designações da Polícia Civil

18MAI26 -
(MA) De acordo com o presidente da Adepol/MA, Dr. Marcio Dominici, o objetivo é estimular a construção de mecanismos que fortaleçam a igualdade interna e reduzam percepções de favorecimento.

Renorcrim e Recupera reforçam integração no combate ao crime organizado

(BA) Encontro em Salvador reúne mais de 300 profissionais para debater investigação financeira e cooperação entre instituições
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.