Mãe separa parte do salário para sustentar vício do filho e pede à Justiça internação

ES: Aposentada de 61 anos vive drama da dependência química do filho há 20 anos O desespero de uma mãe que cuida há mais de 20 anos do filho usuário de álcool e crack fez com que ela buscasse interná-lo contra a vontade dele. O medo de que ele fosse preso ou morto por […]

Por Editoria Delegados

ES: Aposentada de 61 anos vive drama da dependência química do filho há 20 anos

 

O desespero de uma mãe que cuida há mais de 20 anos do filho usuário de álcool e crack fez com que ela buscasse interná-lo contra a vontade dele. O medo de que ele fosse preso ou morto por roubar fez a aposentada de 61 anos chegar ao extremo de separar uma parte do salário mínimo que ganha para sustentar o vício do filho.

A mãe, que não quis ser identificada, acredita que a única saída agora seja a internação por meio da Justiça, já que o rapaz se nega a fazer o tratamento. Sem que ele saiba, ela já iniciou o processo. Há mais de um ano ela aguarda uma resposta.

“Eu amo meu filho de todo o coração. Não quero enfiar ele numa clínica pra ninguém maltratar, e sim para tratar. Ele nunca quis se tratar. O meu filho precisa de tratamento. E ele precisa antes de ele morrer, antes que alguém venha e mate ele”.

Durante muitos anos, ela ia atrás dele nas ruas de Vitória para levá-lo de volta para casa. Parou de frequentar um dos locais de uso de crack depois que foi ameaçada num local próximo à Ponte da Passagem, que liga as avenidas Reta da Penha e a Fernando Ferrari. Por chamar a atenção de policiais, disseram que ela e o filho seriam mortos se as visitas continuassem.

“Eu gostaria de ser feliz um dia. Que um dia alguém resolvesse esse problema das drogas no nosso país, no mundo todo. A nossa família acabou. O crack acabou com a nossa vida, com a minha vida, com a vida de toda a minha família e, principalmente, com a vida com meu filho.”

A aposentada conta que o filho, de 37 anos, cometeu vários furtos dentro de casa e na casa de familiares. Eletrônicos, bujão de gás, torneira, ferramentas e até comida já foram trocados por droga.

“Ele não consegue ficar nem com um real na mão. Nem se arranjarem um trabalho para ele. Se ele trabalhar, ele vai receber o primeiro mês e vai gastar com droga. Ele precisa ficar internado por muito tempo para se recuperar”, diz a mulher.

Com os trabalhos que realizou ao longo da vida, o dependente químico conseguiu fazer o resgate do FGTS no mês de março deste ano. O dinheiro, cerca de R$ 1,5 mil, durou dois dias.

“Ele recebeu numa sexta-feira de manhã. Chegou no domingo aqui falando: ‘Mãe, a senhora não tem um real para me dar?'”.

A situação do filho ao longo dos anos causou uma depressão profunda na aposentada, que precisa de medicamentos. Mesmo assim, ela não pensa em desistir, nem em pôr o filho fora de casa, porque acredita que essa atitude não vai resolver o problema.

“Ele fala: ‘eu acho que comigo não tem jeito. Para mim, ou vou morrer ou vou para cadeia’. Eu falo: ‘tem jeito sim, filho, é só você querer, enquanto a gente estiver em vida, tem jeito'”.

 

G1

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

 

 

Veja mais

A exigência do contraditório e da ampla defesa no inquérito policial

Por Rafael Francisco Marcondes de Moraes e Francisco Sannini

Delegado Michel Sampaio rebate acusação de perseguição e aponta retaliação de servidora

(MA) Michel Sampaio formalizou uma representação criminal junto à Corregedoria Geral da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, apontando possíveis crimes de abandono de função, peculato-desvio e fraude processual

Lei Orgânica Nacional: ainda sobre a aglutinação de cargos. A questão da constitucionalidade

Por Eduardo Luiz Santos Cabette

Delegado Charles Pessoa lidera pesquisa para deputado federal no Piauí!

(PI) Delegado do Povo: Charles Pessoa conquista os corações dos piauienses nas ruas e nas redes

Delegados da PF cobram cúpula da Academia Nacional sobre exclusão de colega por ‘incompatibilidade de ideias’

ADPF oficia ANP para obter justificativas sobre exclusão de Delegado Federal da equipe docente

Lei Orgânica Nacional das Polícias Civis: As Alterações dos Cargos Policiais

Por Eduardo Luiz Santos Cabette

PL da Misoginia: quando o ódio às mulheres deixa de ser opinião e se torna crime

Por Francini Imene Dias Ibrahin (Sindpesp)*
Veja mais

Chico Lucas assume coordenação de escritórios nacionais de combate às facções

08JUL26 -
Secretário Nacional de Segurança Pública, Chico Lucas, fortalece a atuação integrada entre as forças de segurança estaduais e federais no enfrentamento às organizações criminosas

Paulo Gondim segue, pela 3ª vez, na Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2026

POST MELHORES DELEGADOS BRASIL 2026 PAULO GONDIM
A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Crescente popularidade das plataformas digitais baseadas em aplicativos

07JUL26 - (1)

O entretenimento digital evolui cada vez mais em torno dos aplicativos móveis, pois eles se ajustam melhor aos hábitos do público moderno. No Brasil, onde o smartphone se tornou o

Três são presos após sequestro de idosos e comemoração em hotel, na PB

04JUL26 -
(PB) Atuou na investigação o delegado Lucas Sá, da PCPB

Em João Pessoa, secretário do Governo Lula destaca integração entre estados e reforça combate às facções criminosas com ‘cooperação’

Francisco Lucas, Secretário Nacional de Segurança Pública
(PB) Representando o ministro da Justiça, Chico Lucas apresentou ações do programa Brasil Contra o Crime Organizado e defendeu cooperação entre forças de segurança de todo o país

Duelos, Desafios e Legítima Defesa

04JUL26 -
Por Eduardo Luiz Santos Cabette

Entidades de Delegados de Polícia emitem nota de pesar pelo falecimento do delegado Michel Saliba

Delegado de Polícia Federal Michel Brasil Saliba
Michel Brasil Saliba foi atingido durante cumprimento de mandado de busca no apartamento da companheira do policial militar. Delegado foi levado ao hospital em estado grave, mas não resistiu
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.