Eike Batista: o ensino superior garante regalias nas cadeias?

Prisão levantou discussões sobre o direito à cela especial para diplomados Eike Batista, acusado de envolvimento em um esquema de corrupção que também atinge o ex-governador do Rio Sérgio Cabral (PMDB), foi preso nesta segunda-feira 30, no Rio de Janeiro. O empresário teve a prisão preventiva decretada pela Operação Eficiência, um desdobramento da Lava Jato. […]

Por Editoria Delegados

Prisão levantou discussões sobre o direito à cela especial para diplomados

Eike Batista, acusado de envolvimento em um esquema de corrupção que também atinge o ex-governador do Rio Sérgio Cabral (PMDB), foi preso nesta segunda-feira 30, no Rio de Janeiro. O empresário teve a prisão preventiva decretada pela Operação Eficiência, um desdobramento da Lava Jato.

 

Por não ter curso superior, Batista aguardará pelo julgamento em cela comum, junto a outros detentos. A deliberação levantou uma série de dúvidas sobre o sistema penal brasileiro e os direitos à prisão especial. Entenda a decisão.

 

O que é uma prisão especial?É uma cela separada com banheiro ou fora de presídio comum, como em quartéis. Pode ser individual ou coletiva, desde que só haja presos especiais. O privilégio também garante transporte separado do preso comum.

 

Quem tem direito a prisão especial?De acordo com o Código de Processo Penal, cujo texto é de 1941, têm direito a prisão especial ministros de Estado e do Tribunal de Contas, governadores, prefeitos, chefes de polícia, integrantes do Parlamento e de assembleias legislativas, oficiais das Forças Armadas e militares, magistrados, e “diplomados por qualquer das faculdades superiores da República”.

 

O detento especial pode permanecer em cela especial até cumprir toda sua pena?Não. É um direito previsto somente no caso de prisões provisórias, como a temporária e a preventiva, e não vale para condenações em definitivo. Contudo, quem ocupa cargo público ou lida diretamente com o combate ao crime, como os membros do Ministério Público e Judiciário, têm direito ao recolhimento em separado mesmo após a condenação.

 

Como fica a situação de Eike Batista? O empresário ainda não comprovou ter concluído ensino superior e não se enquadra em nenhuma outra categoria dos que têm direito ao recolhimento em separado. Portanto, obedecendo as regras do sistema prisional, Eike foi conduzido à Cadeia Pública Bandeira Stampa, conhecida como Bangu 9, que não tem domínio de facção criminosa.

 

A princípio, o empresário deveria ir para a penitenciária Ary Franco, que recebe detentos federais e membros do Comando Vermelho. A mudança ocorreu para tentar garantir a integridade física de Eike. O ex-governador Sérgio Cabral e outros presos nas operações Calicute e Eficiência, desdobramentos da Lava Jato, que têm ensino superior foram para o Bangu 8, considerado mais seguro.

 

Quais são alguns dos argumentos de quem é contra a prisão especial?Alguns defendem que o direito ao recolhimento em separado deveria se estender a todos que ainda não foram condenados, seguindo a noção de presunção de inocência e para evitar que sejam cooptados por facções criminosas.

 

Para o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, os presos não deveriam ser divididos pelo grau de instrução, mas pelo tipo de crime cometido, sexo e idade. Pondera, porém, ser aceitável a prisão diferenciada para os que tem a integridade física ameaçada por causa de sua profissão, como policiais, juízes, advogados ou integrantes do Ministério Público.

 

Carta Capital

 

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

 

 

 

 

 

Veja mais

Solidariedade, Respeito e Reconhecimento: Portal Nacional dos Delegados apoia delegado Charles Pessoa

Portal Nacional dos Delegados enaltece a atuação firme da Polícia Civil do Piauí no enfrentamento à criminalidade e na proteção dos cidadãos. Informar a sociedade sobre operações policiais é um

“É direito da população saber”, diz delegado-geral do PI após MP questionar publicações policiais

(PI) A divulgação de prisões e operações fortalece a segurança pública, auxilia investigações e desestimula a prática criminosa

Lei 15.410 cria nova modalidade de tortura

Por Francisco Sannini e Eduardo Cabette

Jacqueline Valadares é aprovada, pela 2ª vez, na Lista das Melhores Delegadas de Polícia do Brasil! Censo 2026

A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Tania Prado é aprovada, pela 8ª vez, na Lista das Melhores Delegadas de Polícia do Brasil! Censo 2026

A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

A Terminologia “Operação Policial” no Âmbito das Polícias Judiciárias: Delimitação Conceitual a partir da Análise Normativa Comparada

Por Joaquim Leitão Júnior, Denize dos Santos Ortiz e Bárbara Lopes Gomes

Polícia Civil da Paraíba prende sobrinho que tentou matar tios em disputa de terrenos

(PB) O sobrinho é investigado por diversos episódios de violência contra familiares, incluindo três tentativas de homicídio contra os tios
Veja mais

Francini Ibrahin é aprovada, pela 5ª vez, na Lista das Melhores Delegadas de Polícia do Brasil! Censo 2026

POST MELHORES DELEGADOS BRASIL 2026 FRANCINI IBRAHIN
A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

PF lança consulta externa para verificação de documentos emitidos aos CACs

21MAI26 -
Iniciativa da instituição amplia a segurança e a confiabilidade na conferência documental

Secretário de Segurança do Piauí visita Sindicato dos Delegados de Polícia

(PI) Presidente do SINDEPOL/PI, Higgo Martins e demais delegados recepcionaram o secretário de segurança Antônio Luiz

Novas leis endurecem combate à violência doméstica e ampliam proteção às mulheres

21MAI26 - (1)
Por Francini Imene Dias Ibrahin

Humberto Teófilo segue, pela 2ª vez, na Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2026

POST MELHORES DELEGADOS BRASIL 2026 HUMBERTO TEÓFILO
A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Adepol/MA solicita adoção de critérios objetivos para garantir maior igualdade nas designações da Polícia Civil

18MAI26 -
(MA) De acordo com o presidente da Adepol/MA, Dr. Marcio Dominici, o objetivo é estimular a construção de mecanismos que fortaleçam a igualdade interna e reduzam percepções de favorecimento.

Renorcrim e Recupera reforçam integração no combate ao crime organizado

(BA) Encontro em Salvador reúne mais de 300 profissionais para debater investigação financeira e cooperação entre instituições
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.