Imagens que mostram um confronto físico envolvendo o deputado estadual Renato Freitas (PT) e outro indivíduo ganharam grande circulação nas redes sociais na manhã desta quarta-feira (19/11). O episódio aconteceu na Rua Vicente Machado, em pleno Centro de Curitiba, e rapidamente se disseminou devido à forte repercussão do vídeo.
As circunstâncias que levaram ao conflito ainda não foram detalhadas. Nos registros compartilhados, ambos aparecem trocando provocações até que a discussão evolui para agressões diretas, com golpes desferidos em plena via pública.
Ver essa foto no Instagram
Em um dos trechos gravados, o parlamentar dirige-se ao outro envolvido dizendo “Vamo, bonitão”, instantes antes de receber um ataque.
Em comunicado, a assessoria do deputado informou:
“Às vésperas do Dia da Consciência Negra, o deputado estadual Renato Freitas (PT) foi vítima de uma agressão racista na manhã desta quarta-feira (19) no Centro de Curitiba. Um homem, até então de identidade desconhecida, abordou o parlamentar e iniciou uma série de ataques, sem motivo aparente. O agressor perseguiu o deputado por algumas quadras e incitou um confronto físico. Renato reagiu às agressões, quando foi atingido com um soco no nariz.
Após o golpe, o homem continuou provocando o parlamentar com frases como ‘Não é você o famosinho?’ e, em seguida, chamando Renato de ‘vereador do PSOL’, o que demonstra o caráter ideológico e racista do ataque. Mesmo sem reconhecer o real cargo político ocupado por Renato, o agressor age motivado pelo ódio contra políticos de esquerda. O deputado Renato Freitas fraturou o nariz e foi encaminhado ao hospital.“
Análise jurídico-policial da conduta dos envolvidos
Conteúdo exclusivo para assinantes! Faça login para acessar o conteúdo completo ou clique AQUI e assine já!
Login
® Todos os direitos reservados. O conteúdo disponibilizado aos assinantes pertence à política de direitos autorais para uso único, individual e exclusivo, não havendo permissão para sua divulgação em qualquer outro meio de comunicação sem autorização da Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados. Logo, é proibida a impressão ou transmissão por broadcast, reescrição ou redistribuição sem prévia autorização por qualquer meio, inclusive reenvio de material através de e-mail. (Art. 184 do Código Penal; art. 29, I, da Lei Ordinária Federal 9.610/98; arts. 183 a 195, da Lei 9.279/96).
DELEGADOS
Portal Nacional dos Delegados