Delegados e policiais civis de Pernambuco pedem exoneração imediata do secretário de segurança

(PE) Policiais civis sustentam que a permanência do secretário no cargo compromete a legalidade, a autonomia policial e a confiança da sociedade nas instituições

Por Editoria Delegados

A Associação dos Delegados de Polícia de Pernambuco (ADEPPE) e o Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (SINPOL-PE) encaminharam ofício conjunto à governadora Raquel Lyra solicitando a exoneração imediata do secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.

No documento, as entidades afirmam que fatos revelados pela imprensa nacional indicam possível interferência política na atuação da Polícia Civil, em ano eleitoral, e sustentam que a permanência do secretário no cargo compromete a legalidade, a autonomia policial e a confiança da sociedade nas instituições.

 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Um post compartilhado por Sinpol PE (@sinpolpe)

Confira a íntegra do ofício:

OFÍCIO CONJUNTO ADEPPE/SINPOL nº 01/2026
Recife, PE, 28 de janeiro de 2026

À Excelentíssima Senhora
Governadora do Estado de Pernambuco
Palácio do Campo das Princesas
Recife/PE

Assunto: Solicitação de Exoneração Imediata do Secretário de Defesa Social, Dr. Alessandro Carvalho

Excelentíssima Senhora Governadora,

As entidades signatárias, Associação dos Delegados de Polícia de Pernambuco (ADEPPE) e Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (SINPOL-PE), vêm, por meio deste ofício conjunto, manifestar sua extrema preocupação e absoluta indignação diante dos fatos recentemente revelados pela imprensa nacional, que envolvem a Polícia Civil do Estado de Pernambuco.

Tais fatos expõem possível situação de gravíssima violação à ordem jurídica, institucional e democrática. O quadro se torna ainda mais alarmante frente à confissão pública da própria Secretaria de Defesa Social de que houve ordem expressa para a realização de atuação policial, em pleno ano eleitoral, aparentemente, com viés político.

Esta conduta pode caracterizar um inaceitável desvio de finalidade, representando uma afronta direta e grave aos princípios constitucionais da legalidade, da impessoalidade e da moralidade administrativa, e, consequentemente, uma ameaça concreta ao Estado Democrático de Direito. Reiteramos que a possível utilização da estrutura policial para fins políticos é absolutamente incompatível com o regime democrático. A Polícia existe para investigar crimes, não para vigiar pessoas ou atuar por conveniência ou orientação política.

Diante da possibilidade da gravidade dos fatos e da possível admissão expressa de interferência política na atividade policial, a ADEPPE e o SINPOL-PE afirmam que o atual Secretário de Defesa Social, Dr. Alessandro Carvalho, perdeu completamente a legitimidade e as condições para comandar as forças policiais do Estado. Sua exoneração é imprescindível, sobretudo, para a apuração das condutas de forma isenta.

Dessa forma, as entidades representativas dos Delegados e Policiais Civis de Pernambuco exigem a sua imediata exoneração do cargo, como medida indispensável à preservação da legalidade, da autonomia da Polícia Civil e da confiança da sociedade nas instituições públicas.

Concluímos reafirmando nosso compromisso inegociável com a legalidade, com o Estado Democrático de Direito e com a atuação técnica, imparcial, constitucional e independente da Polícia Civil de Pernambuco, cientes de que “onde a lei é substituída pela arbitrariedade, a democracia se fragiliza e corre sério risco”.

Na certeza de sua pronta e sensível atenção ao pleito, que visa à defesa intransigente da democracia e da justiça, apresentamos nossos protestos de elevada estima e consideração.

Respeitosamente,

Diogo Victor
Presidente da ADEPPE
Associação dos Delegados de Polícia de Pernambuco

Aureo Cysneiros
Presidente do SINPOL
Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco

DELEGADOS
Portal Nacional dos Delegados

Veja mais

“IFood de Drogas”: Operação Madara prende funcionário do TJ que vendia drogas em Teresina

(PI) Yan Brayner, Diretor de Inteligência da SSP/PI apresenta resultado da operação

Brasil dá um passo decisivo no enfrentamento ao crime organizado com a nova Lei Antifacção

Chico Lucas, Secretário Nacional de Segurança Pública participa de entrevista e trata da nova legislação

Senador com CNH vencida, dirige carro sem placa, usa giroflex, dá “carteirada” e foge de abordagem policial em São Paulo

(SP) Parlamentar dirigia carro de luxo sem placa e com giroflex ilegal; na fuga, Giordano subiu em calçada e quase atropelou policiais militares

Comoção e reconhecimento marcam despedida do delegado Steferson Nogueira, que deixa um legado na segurança pública

Um grande pai, esposo, delegado, companheiro e exemplo de liderança

Vulnerabilidade Etária nos Crimes Contra a Dignidade Sexual de Acordo com a Lei 15.353/26

Por Eduardo Luiz Santos Cabette

Delegado Steferson Nogueira morre aos 44 anos

(PB) Seu reconhecimento ultrapassou fronteiras estaduais: nos anos de 2022, 2023, 2024 e 2025, foi apontado como um dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil, consolidando seu prestígio entre colegas

Delegados da PF aprovam paralisação “82 horas sem a Polícia Federal”

A categoria defende a criação do Fundo Nacional de Combate às Organizações Criminosas com direcionamento de recursos apreendidos à PF
Veja mais

Operação Cerco Fechado prende 78 criminosos e apreende cocaína e ouro no Piauí

(PI) Os mandados cumpridos estão relacionados a crimes como furtos, roubos, tráfico de drogas, estupro, violência doméstica e homicídios.

Reconhecimento do CONSESP destaca atuação de Thiago Costa na segurança pública

(DF) Além desse reconhecimento institucional, Thiago Costa também foi incluído no seleto grupo dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil no Censo 2025, na Categoria Gestão

“82 horas sem a Polícia Federal”: delegados decidem se farão paralisação

Se aprovado o movimento, os profissionais farão apenas flagrantes, suspendendo as operações e demais atividades

Piauí investe R$ 24 milhões na segurança e adquire 7 mil Glocks, viaturas e novo fardamento

(PI) 7.200 pistolas Glock, motocicletas e uniforme desenvolvido com foco no conforto térmico e na funcionalidade, o novo fardamento da PM resgata a identidade histórica da corporação

Operação Força Integrada prende 116 pessoas e bloqueia R$ 97 milhões em 15 estados

Iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública reúne instituições de Segurança Pública no enfrentamento a organizações criminosas

Atuação do Sindpesp e Adpesp resulta no envio à Alesp do projeto de reajuste de 10% para os delegados

(SP) A categoria pressionava o governo por um reajuste em dois dígitos. O percentual foi discutido diretamente pelo governador Tarcísio de Freitas com o secretário da Segurança Pública, Osvaldo Nico

Delegado Ruchester Marreiros desenvolve reconstituição de crimes com uso de tecnologia

Reconstituições assistidas por recursos tecnológicos reforçam a cadeia de custódia e elevam o nível técnico da persecução penal
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.