Delegados do RS protestam contra reajuste salarial apresentado pelo governo

Associação de delegados afirma que categoria vai deixar de participar de reuniões do RS Seguro Os delegados da Polícia Civil gaúcha não vão mais participar de reuniões do RS Seguro, programa coordenado pelo gabinete do governador e que tem um comitê executivo para acompanhar metas a serem atingidas na área da Segurança Pública. A classe […]

Por Editoria Delegados

Associação de delegados afirma que categoria vai deixar de participar de reuniões do RS Seguro
Os delegados da Polícia Civil gaúcha não vão mais participar de reuniões do RS Seguro, programa coordenado pelo gabinete do governador e que tem um comitê executivo para acompanhar metas a serem atingidas na área da Segurança Pública. A classe também sinalizou que não irá atuar na prevenção de crimes eleitorais no pleito deste ano, função que atribui à Polícia Federal.

Ambas decisões foram anunciadas nesta terça-feira, cinco dias após a categoria retomar o voto de silêncio que suspende entrevistas no estado.

As medidas foram adotadas como forma de protesto contra a reforma de carreiras proposta pelo governo Eduardo Leite, que prevê recomposição de 12% em salários da Segurança Pública. A correção abrange servidores da Polícia Civil, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Instituto-Geral de Perícias e Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe).

O reajuste será dividido em três etapas, com aumento de 4% em cada uma: em janeiro e outubro de 2025 e em outubro de 2026. A estimativa é que o impacto nas contas públicas ultrapasse R$ 1 bilhão.

De acordo com a Associação dos Delegados de Polícia do Rio Grande do Sul (Asdep), entretanto, o valor da recomposição ainda é insuficiente. Isso porque, ainda conforme a entidade, a categoria acumula defasagem superior a 64% desde 2014.

“Decidimos aumentar as medidas restritivas, na intenção de convencer o governo da necessidade de recompor os salários da classe e da Polícia Civil em geral. Ao longo de uma década, houve apenas 6% de reajuste em 2022, o que apenas serviu para recompor a inflação daquele ano. Os índices de criminalidade nunca estiveram tão baixos, são o carro chefe do governador. Apesar disso, parece que ainda não houve reconhecimento do trabalho exercido pelos servidores. Esperamos que Eduardo Leite reveja esse posicionamento”, afirmou o presidente da Asdep, delegado Guilherme Wondracek.

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) divulgou nota na tarde desta terça-feira destacando que as reuniões continuarão.

• Confira a nota da SSP:

“A Secretaria da Segurança Pública e o Programa RS Seguro respeitam a manifestação da Associação dos Delegados de Polícia do RS (Asdep), assegurando, contudo, o direito dos cidadãos à informação sobre ações e operações da Polícia Civil.

Em relação às reuniões do Programa RS Seguro, elas seguirão sendo realizadas por serem uma obrigação funcional dos delegados. Além disso, servem como momento de verificação de uma situação mais pontual, com trocas de informação relevantes.

Os delegados de polícia, por meio de sua entidade de classe, têm o direito de manifestar suas opiniões sem que isso gere prejuízo à sociedade. A SSP e a Polícia Civil seguem trabalhando e dialogando com a categoria na busca de uma solução viável sem comprometer as finanças do Rio Grande do Sul.”

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

Veja mais

Lei Orgânica Nacional: ainda sobre a aglutinação de cargos. A questão da constitucionalidade

Por Eduardo Luiz Santos Cabette

Delegado Charles Pessoa lidera pesquisa para deputado federal no Piauí!

(PI) Delegado do Povo: Charles Pessoa conquista os corações dos piauienses nas ruas e nas redes

Delegados da PF cobram cúpula da Academia Nacional sobre exclusão de colega por ‘incompatibilidade de ideias’

ADPF oficia ANP para obter justificativas sobre exclusão de Delegado Federal da equipe docente

Lei Orgânica Nacional das Polícias Civis: As Alterações dos Cargos Policiais

Por Eduardo Luiz Santos Cabette

PL da Misoginia: quando o ódio às mulheres deixa de ser opinião e se torna crime

Por Francini Imene Dias Ibrahin (Sindpesp)*

Chico Lucas assume coordenação de escritórios nacionais de combate às facções

Secretário Nacional de Segurança Pública, Chico Lucas, fortalece a atuação integrada entre as forças de segurança estaduais e federais no enfrentamento às organizações criminosas

Paulo Gondim segue, pela 3ª vez, na Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2026

A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos
Veja mais

Crescente popularidade das plataformas digitais baseadas em aplicativos

07JUL26 - (1)

O entretenimento digital evolui cada vez mais em torno dos aplicativos móveis, pois eles se ajustam melhor aos hábitos do público moderno. No Brasil, onde o smartphone se tornou o

Três são presos após sequestro de idosos e comemoração em hotel, na PB

04JUL26 -
(PB) Atuou na investigação o delegado Lucas Sá, da PCPB

Em João Pessoa, secretário do Governo Lula destaca integração entre estados e reforça combate às facções criminosas com ‘cooperação’

Francisco Lucas, Secretário Nacional de Segurança Pública
(PB) Representando o ministro da Justiça, Chico Lucas apresentou ações do programa Brasil Contra o Crime Organizado e defendeu cooperação entre forças de segurança de todo o país

Duelos, Desafios e Legítima Defesa

04JUL26 -
Por Eduardo Luiz Santos Cabette

Entidades de Delegados de Polícia emitem nota de pesar pelo falecimento do delegado Michel Saliba

Delegado de Polícia Federal Michel Brasil Saliba
Michel Brasil Saliba foi atingido durante cumprimento de mandado de busca no apartamento da companheira do policial militar. Delegado foi levado ao hospital em estado grave, mas não resistiu

Morre delegado da Polícia Federal baleado por PM durante operação no RS

Delegado de Polícia Federal Michel Brasil Saliba
Michel Brasil Saliba foi atingido durante cumprimento de mandado de busca no apartamento da companheira do policial militar. Delegado foi levado ao hospital em estado grave, mas não resistiu

Cassandra Guimarães é aprovada, pela 3ª vez, na Lista das Melhores Delegadas de Polícia do Brasil! Censo 2026

POST MELHORES DELEGADOS BRASIL 2026 CASSANDRA GUIMARÃES
A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.