Delegados aposentados se reúnem após 40 anos de formação

O reencontro também teve o apoio dos delegados José Adauto, Alciomar Goersch, do presidente da ADPF Entre os dias 31 de julho a 3 de agosto, ocorreu o primeiro encontro dos delegados federais aposentados do grupo DELTA 82. A reunião

Por Editoria Delegados

O reencontro também teve o apoio dos delegados José Adauto, Alciomar Goersch, do presidente da ADPF

Entre os dias 31 de julho a 3 de agosto, ocorreu o primeiro encontro dos delegados federais aposentados do grupo DELTA 82. A reunião realizada com integrantes que se formaram na turma de 1982 na Academia Nacional de Polícia (ANP), foi celebrada em Brasília e comemorou os 40 anos de formação dos policiais. O presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), Luciano Leiro, esteve presente no evento de encerramento. O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, recepcionou o grupo de ex-alunos.

A reunião dos 21 delegados surgiu em um Encontro dos Aposentados promovido pela ADPF, no qual quatro delegados, José Francisco Mallmann, Carlos Paim, Roberto Precioso e Silvio José Santos, tiveram uma iniciativa de rever antigos colegas de turma que não se encontravam desde a formatura na ANP. Na oportunidade, todos puderam compartilhar experiências e relembrar os tempos em que eram alunos da Academia.

O reencontro também teve o apoio dos delegados José Adauto, Alciomar Goersch, do presidente da ADPF e da presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia Federal (Sindepol), Maria do Socorro Tinoco.

Durante o período em que estiveram reunidos, os delegados realizaram visitas a diversos órgãos, como a sede da Polícia Federal, a Academia Nacional de Polícia, a Coordenação de Comando de Aviação Operacional (CAOP) e ao Comando de Operações táticas (COT).

Um dos apoiadores do encontro, delegado Alciomar Goersch, fala sobre a importância da reunião após 40 anos, “Esse foi um momento para confraternizar, tanto na questão social, quanto profissional, além de discutirem sobre esse período pós-Formação da Academia”, conta.

A turma de 82 foi o único curso de formação em que todos que ingressaram saíram delegados de Polícia Federal.

Durante o encontro, os participantes usaram um jaleco na cor azul, calça jeans azul, camiseta na cor branca e tênis preto com meias brancas, além de seus respectivos crachás de identificação, mesmo traje usado durante o curso de formação.

O delegado José Francisco Mallmann conta como foi a organização do reencontro, “Formamos o grupo de WhatsApp e criamos a Operação Caçadores dos Restolhos Perdidos, para localizarmos os colegas, pois todos se encontravam aposentados e alguns há quase vinte anos. Portanto, era preciso rever os colegas. Vários perguntaram se haveria crachá, porque o tempo nos faz mudar a fisionomia e se preocuparam com o detalhe de não reconhecer alguns”, explica.

Segundo Mallmann, dos 66 alunos, 12 já faleceram e outros 33 não puderam comparecer, devido a isso, 21 delegados se reuniram.

Ele conta que ao longo dos anos, alguns de seus colegas tiveram cargos relevantes, cerca de nove ocuparam o cargo de superintendentes regionais; um Direx; um coordenador-geral de Planejamento e Modernização e um diretor-geral, e vários ocuparam outros relevantes cargos na Polícia Federal.

Os delegados da DELTA 82 foram recepcionados pelo diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, pelos coordenadores do CAOP e COT e vice-diretor de ensino na ANP.

Mallmann conta que sentiu uma enorme evolução que está sendo construída por seus sucessores e deixa registrado seu orgulho e de seus demais colegas em serem federais.

O delegado Francisco Sá Cavalcanti, da turma de 82 também demonstra seu sentimento de gratidão pelo encontro e pela ADPF, “Desde o primeiro dia eu sou da ADPF e não deixarei nunca de ser, porque se eu não estiver, eu não terei voz e as decisões que forem tomadas não passarão por mim”, conta.

Durante a reunião de encerramento, o presidente da ADPF recebeu do delegado José Francisco Mallmann o CD do delegado de polícia federal, nele contém gravações de todos os símbolos da PF, valores éticos e morais do policial federal, hinos nacionais e o hino da PF, um texto do magistrado Eliézer Rosa e uma mensagem do Salmo 91.

Também participaram do evento de encerramento o diretor de aposentados da ADPF, Bolivar Steinmetz; o secretário-geral da ADPF, Aloysio José Bermudes, o delegado Alciomar Goersch, dentre outros.

Estiveram presentes na reunião do grupo DELTA 82 os ex-alunos Ana Margarete, Armando de Assis, Armando Rodrigues, Carlos Bernardes, Carlos Fernando, Eduardo Wagner, Francisco Sá Cavalcanti, Hildebrando Antonio, José Adauto, José Ferreira, José Francisco Mallmann, Kércio Silva, Luiz Adalberto, Manoleto Souza, Miguel Angelo, Newton José, Roberto Precioso, Sérgio Cláudio, Silvanete Marta de Aquino, Silvio José Santos e Zulmar Pimentel.

De acordo com Luciano Leiro, “valorizar os aposentados e veteranos é valorizar a nossa própria instituição, sendo está uma das missões da ADPF”, cita.

Todos os anos, a associação realiza o Encontro Nacional dos Delegados Aposentados e Pensionistas Associados da ADPF. Neste ano, entre os dias 18 a 22 de setembro de 2023, acontecerá o 9. ° encontro, em Mato Grosso.

 

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

Veja mais

Delegados da PF reagem a discurso do deputado Coronel Meira contra delegada

Parlamentar proferiu insinuações misóginas, ofensivas e infundadas contra a Delegada de Polícia Federal Carla Patrícia

Delegados da PF reagem a ameaças de deputado licenciado e prometem responsabilização

Federação dos Delegados de Polícia Federal - Fenadepol - repudia declarações de deputado licenciado

Delegada não pode ser investigada por desclassificar tráfico de drogas para porte, decide juíza

Judiciário afirma que a decisão da autoridade policial foi devidamente justificada, respaldada por fundamentos legais, e não evidenciou qualquer desvio funcional

Homem é morto após ser flagrado com esposa de amigo e debochar da traição

(MT) Polícia Civil apurou que a médica foi ao hospital onde a vítima estava internada e apagou evidências. Ivan Bonotto foi esfaqueado e morreu

Governador do PI anuncia nomeação de 660 policiais militares e concurso para as polícias

(PI) Rafael Fonteles também confirmou um novo concurso para ingresso na corporação, em 2026, com previsão de mil vagas

Piauí anuncia instalação de 1.200 câmeras inteligentes para segurança pública

SPIA: Novo sistema de videomonitoramento com inteligência artificial será lançado por Rafael Fonteles em 16 de agosto O secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, anunciou, nesta terça-feira (15),

Delegado é assassinado, mas na audiência de custódia a preocupação é se o assassino foi agredido

O delegado Márcio Mendes, da Polícia Civil do Maranhão, foi assassinado no dia 10 de julho de 2025 durante o cumprimento de um mandado de prisão. Dois policiais civis baleados.

Veja mais

ADEPOL-MA: CARTA ABERTA À SOCIEDADE MARANHENSE E AO GOVERNO DO ESTADO Diante do brutal assassinato do delegado Márcio Mendes, ocorrido durante o exercício de suas funções na zona rural de

11JUL25-MA-MARCIO

Caxias (MA), 11 de julho de 2025 – Uma operação policial na manhã desta quinta-feira (10), na zona rural de Caxias, terminou de forma trágica com a morte do delegado

09JUL25-RAQUEL-2

No Brasil, há uma realidade que raramente ganha espaço no debate público. Mais policiais morrem por suicídio do que em confrontos armados, seja durante o serviço ou nos dias de

Brasília (DF) – O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) publicou, no Diário Oficial da União desta segunda-feira (30), a Portaria nº 961, datada de 24 de junho de

Pix, gatonet e facções criminosas estão entre os principais alvos do megapacote de combate à criminalidade que será apresentado por secretários estaduais de segurança pública nesta semana, durante a I

POST-MELHORES-DELEGADOS-2025-RUCHESTER-MARREIROS

Ruchester Marreiros Barbosa foi aluno do doutorado em Direitos Humanos da Universidad Nacional Lomas de Zamora, Argentina, foi aluno do mestrado em Criminologia e Processo Penal da Universidade Cândido Mendes,

Thiago Frederico de Souza Costa é Delegado da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), de Classe Especial. É graduado em Direito e pós-graduado em Altos Estudos em Defesa, pela Escola

Veja mais