Delegacia Regional de Timon intensifica ações e alcança resultados expressivos na segurança pública

(MA) A 18ª Delegacia Regional de Polícia Civil é coordenada pelo delegado Cláudio Mendes

Por Editoria Delegados

O município de Timon, localizado no leste do Maranhão, faz divisa direta com Teresina, capital do Piauí, sendo separado apenas pelo Rio Parnaíba. Essa posição geográfica transforma a cidade em uma importante rota de ligação entre os dois estados, com intenso fluxo diário de pessoas e veículos. Embora possua uma população estimada em 170 mil habitantes, estima-se que mais de 300 mil pessoas circulem diariamente por seu território, em razão das atividades comerciais, estudantis e laborais que interligam as duas cidades. Esse elevado movimento populacional amplia os desafios da segurança pública, exigindo da 18ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Timon e cidades da região ações contínuas de inteligência, prevenção e repressão qualificada para conter a criminalidade e garantir a tranquilidade da população local e de quem transita pela região.

A 18ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Timon/MA (18ª DRPC), sob coordenação do delegado regional e Cláudio Mendes (Censo dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil), por meio da Divisão de Inteligência e Captura (DICAP), consolidou, durante o mês de outubro de 2025, um importante avanço nas ações de enfrentamento à criminalidade no município. Ao todo, 62 prisões foram realizadas, reafirmando o comprometimento da Polícia Civil do Maranhão com a preservação da ordem pública e a defesa do povo do Maranhão. 

Destaques Operacionais

Entre as principais ações desenvolvidas pela DICAP, destaca-se a prisão de foragidos da Justiça, muitos deles com mandados de prisão em aberto por crimes graves, como estupro, roubo e tráfico de drogas. A localização e captura desses indivíduos foram resultado de investigações minuciosas e operações articuladas em parceria com outras forças de segurança.

A regional também registrou prisões em flagrante de criminosos reincidentes envolvidos em roubos e furtos, demonstrando a eficiência das equipes de campo e a integração entre o trabalho investigativo e a atuação operacional. Essas prisões contribuíram para a redução dos índices de criminalidade e aumentaram a segurança da região que envolve não só Timon, mas outras cidades vizinhas.

Outro ponto de destaque foi a desativação de duas fábricas clandestinas de armas, localizadas em diferentes bairros de Timon. A operação contou com o apoio da perícia técnica e da equipe da Seccional de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP), resultando na apreensão de armamentos, munições e ferramentas utilizadas na fabricação ilegal. Essa ação representou um duro golpe contra o crime organizado e impactou diretamente na redução da circulação de armas de fogo na região.

Trabalhos Estruturais e Investigativos da 18ª DRPC

Além das ações de captura, a 18ª Delegacia Regional da Polícia Civil de Timon vem desenvolvendo trabalhos estratégicos de inteligência, investigação e combate a crimes diversos, entre eles:

  • Combate ao Tráfico de Drogas: Através da DENARC, diversas operações foram deflagradas visando desarticular pontos de venda e distribuição de entorpecentes. As ações resultaram em apreensões significativas de drogas, veículos e bens vinculados à atividade criminosa.
  • Proteção à Mulher: O Núcleo de Atendimento à Mulher (NAM) intensificou o acompanhamento de medidas protetivas, fortalecendo o combate à violência doméstica e promovendo campanhas de conscientização sobre o tema.
  • Homicídios e Crimes Contra a Vida: A equipe da Seccional de Homicídios tem atuado de forma incisiva na elucidação de crimes letais, alcançando um alto índice de resolutividade e assegurando que os responsáveis sejam devidamente responsabilizados.
  • Crimes Cibernéticos e Estelionatos: O setor de investigação digital tem mapeado golpes e fraudes online, especialmente os aplicados via redes sociais e aplicativos de mensagens, orientando a população sobre como se proteger.
  • Educação e Prevenção: A 18ª DRPC também participa de palestras e projetos em escolas e instituições, com foco na educação preventiva e cidadania, aproximando a Polícia Civil da comunidade.

Compromisso e Integração com a Comunidade

O delegado regional destacou que o êxito das operações é resultado da integração entre os diversos setores da Polícia Civil, somada à colaboração da população, que tem contribuído com denúncias anônimas e informações relevantes para as investigações. “A parceria entre a sociedade e a Polícia Civil é essencial para enfraquecer o crime e fortalecer a segurança pública”, reforçou o delegado.

A 18ª DRPC mantém-se empenhada em aprimorar os mecanismos de investigação, ampliar o uso de tecnologia na coleta de informações e garantir respostas rápidas e eficazes aos delitos registrados em Timon e região.

DELEGADOS
Portal Nacional dos Delegados

Veja mais

Promotor de justiça abandona apurações de concursos por temer pistolagem, CV e PCC

(AL) Titular da 17ª Promotoria de Justiça da Capital/Fazenda Pública Estadual, Coaracy é um nome conhecido no estado porque foi Procurador-Geral de Justiça de Alagoas entre 2005 e 2008.

Designer cria camisa capaz de ‘esconder’ pessoas de câmeras de vigilância com IA

'Camisa havaiana mais feia já vista no planeta' de Simon Weckert impede que tecnologia identifique o usuário como um 'ser humano padrão'

Ministério Público de SC arquiva caso de policial que matou detenta dentro de viatura para salvar colega enforcada

(SC) Investigação e perícia concluíram que agente disparou contra presa em legítima defesa para salvar motorista que estava sendo sufocada com algemas.

“Mãe te avisou”: mulher lamenta morte de filho após roubar delegado

(SP) Nas redes sociais, a mãe do jovem diz que sempre batalhou e ensinou os caminhos certos, mas acabou perdendo o filho para a ostentação

Advogado de acusada de integrar o PCC é investigado por suposta ameaça de morte a juiz durante audiência

(SP) Marcos Cebola citou um delegado executado, disse temer que o magistrado não “adentrasse ao Elísio” e afirmou que todos morreriam; ele nega ter feito ameaça

Polícia prende suspeitos de roubo a residências e a depósito de gás em João Pessoa

(PB) De acordo com a Polícia Civil, dos três alvos de mandados de prisão, um já cumpria pena na Penitenciária Silvio Porto. Há ainda dois suspeitos considerados foragidos.

Mulher é detida após dar tapa no rosto de policial durante briga em Barretos

(SP) Confusão entre duas mulheres terminou com agressão a uma policial militar durante intervenção da PM no evento
Veja mais

Abordagem policial ao advogado no ‘exercício da advocacia’: decisões jurídicas policiais adotadas

Tipicidade, metodologia de abordagem, itinerário de atos, captura e autuação

Adolescente “dá grau” e ainda bate em viatura policial de MG; ignorância audaciosa

MP POST250826 - (7)
(MG) Jovem de 17 anos foi flagrado empinando motocicleta e tentou fugir da abordagem; episódio foi registrado em Caraí (MG)

Murillo Ribeiro entra para a Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2026

POST MELHORES DELEGADOS BRASIL 2026 MURILLO RIBEIRO
A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Thiago Costa é aprovado, pela 2ª vez, na Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2026

POST MELHORES DELEGADOS BRASIL 2026 THIAGO COSTA
A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Rivotril, Venvanse, Ritalina, Zolpidem, outras substâncias, drogômetro e prática de crimes de trânsito

24AGO26 -(2)
Resolução do Contran estabelece procedimentos para detectar substâncias psicoativas em motoristas; regra alcança substâncias que também podem estar presentes em tratamentos médicos e prevê resultado qualitativo positivo como forma de

“Medida protetiva que realmente protege é a prisão”, afirma delegado-geral do PI

Delegado-Geral do PI Luccy Keiko defende prisão em situações de maior risco; legislação prevê medidas protetivas e admite prisão preventiva quando preenchidos os requisitos legais
(PI) Mais de 3 mil ocorrências reforçam debate sobre proteção de mulheres vítimas de violência em Teresina

Ministério Público de Alagoas flagra inquéritos parados, falta de efetivo e até pragas em delegacia

Inspeção ao 22º Distrito Policial, em Maceió | Ascom MPAL
(AL) Fiscalização no 22º Distrito Policial revela inquéritos parados, apenas 7 policiais no efetivo e pátio tomado pelo mato com carros se deteriorando
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.