Início » “Vou roubar até morrer”, diz menino de nove anos para delegado do RN

“Vou roubar até morrer”, diz menino de nove anos para delegado do RN

por Editoria Delegados

 

 

 

“Vou roubar até morrer”. Foi o que disse o menino de nove anos, apreendido pela polícia após assaltar um ônibus da linha 33A, na manhã desta segunda-feira no bairro Petrópolis, na zona Leste de Natal/RN. Em depoimento, a criança confessou que este foi o seu terceiro assalto e que rouba para sobreviver.

 

De acordo com o delegado da Delegacia Especializada de Atendimento ao Adolescente Infrator (DEA), Ridagno Pequeno Lima, casos como esses são cada vez mais comuns. “Vivemos em uma sociedade em que a criminalidade está banalizada. Infelizmente casos como este já não são tão surpreendentes assim”, disse.

 

Na delegacia, o menino disse ainda que rouba para comprar comida e roupas. Segundo o depoimento, o menino de apenas nove anos disse que sua intenção é seguir no mundo do crime e que “ainda vai matar um”.

 

Questionado se o menino esboçou algum tipo de arrependimento pelo crime, o delegado disse que o garoto parecia estar orgulhoso, como se estivesse colhendo os frutos de um grande feito. “A impressão que tive e de que tudo não passa de uma grande brincadeira para ele. Brincadeira perigosa”, relatou.

 

O titular da DEA disse ainda que o menino foi entregue a uma vizinha da família, já que a vó, que cuida do menino está doente e não pode comparecer à delegacia. O delegado conta que o garoto vem de uma família desestruturada. A mãe e o pai são usuários de drogas e o irmão, um adolescente de 15 anos também já foi detido por furtos e assaltos.

 

Para o responsável pela investigação, o descaso do Estado e a falta de políticas públicas que amparem famílias em situações como essa são fatores que tem favorecido ao aumento de crimes cometidos por adolescentes cada vez mais jovens. Segundo ele, o Estado precisa chegar próximo dessas famílias e oferecer melhores condições de vida. “É preciso fazer um controle rígido de natalidade, para que pessoas que não tenham a mínima condição, não gerem crianças desamparadas e sem as mínimas condições de sobrevivência”, argumentou.

 

O assalto aconteceu na manhã desta segunda-feira (29), nas proximidades do cruzamento das ruas Tiuiti e Guanabara, no bairro de Petrópolis. Do assalto os dois conseguiram levar uma quantia de R$ 37. Na ocasião o menino estava acompanhado por um adolescente de 17 anos, que foi autuado e ficará detido para aplicação de medidas sócio-educativas.

 

Já o menino de nove anos foi liberado. Para ele caberá a aplicação de medidas de proteção, como prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Portal No Ar

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

você pode gostar