Início » Vídeo flagra ‘flanelinhas’ arrombando e furtando veículos em Teresina

Vídeo flagra ‘flanelinhas’ arrombando e furtando veículos em Teresina

por Editoria Delegados

PI: Em um dos casos, suspeito força até entortar a porta de um veículo

 

Imagens feitas pela TV Clube mostram a ação de pessoas que se dizem “flanelinhas”, arrombando e furtando objetos de veículos estacionados no Centro de Teresina. Com o uso da força e abusando da confiança de alguns proprietários, que chegam a deixar as chaves com eles, o grupo rouba tudo o que estiver nos veículos. A equipe de jornalistas precisou de poucas horas para registrar os flagrantes.

 

As primeiras imagens mostram um dos criminosos arrombando um carro preto. Depois de alguns segundos, o homem sai com um pequeno objeto na mão, que é repassado a outro. Um terceiro suspeito, de boné branco, parece supervisionar a ação e acompanha tudo de perto.

 

Em outra imagem, um rapaz de camiseta preta entra na Praça da Bandeira, no Centro da capital, com uma pasta na mão. Ele retorna sem ela e depois divide o que parece ser dinheiro com outros “flanelinhas”. Numa terceira cena, o de boné branco entra num carro branco e furta uma quentinha e, usando a tampa, divide a comida com o parceiro.

 

De outro carro, o mesmo homem retira uma carteira de cigarros, acende e divide. Em outra situação, o de boné conta algumas cédulas e faz a divisão do dinheiro furtado. Em seguida, o de camiseta preta abre uma caminhonete e furta o macaco hidráulico e a chave de rodas.

Na cena mais surpreendente, um flanelinha força até entortar a porta de um carro. O suspeito usa um arame para destravar. De repente aparece um policial militar, discute com ele e vai embora.

 

Uma das vítimas que preferiu não se identificar por medo de represália, disse que confiava na vigilância dos flanelinhas, mas que ganhou um motivo para não acreditar mais. “A primeira vez eu parei, estacionei e me levaram alguns bens no carro, no caso um pendrive e uma pulseira. Já a segunda vez, numa tarde, quando eu passei lá, levaram minha chave de roda e o macaco”.

 

Outra vítima que também não quis ser identificada afirmou que pagou um “flanelinha” pela vigilância do carro e sofreu um grande prejuízo. “Quando eu cheguei em casa que eu percebi que dentro do carro não havia mais meus objetos, que eram meu notebook, máquina, dentre outras coisas mais, eu percebi que realmente tinham sido levados”, contou.

 

As imagens foram mostradas para o major John Feitosa, comandante do 1º Batalhão da Polícia Militar. Responsável pela segurança na área, ele prometeu diligências na região. “Vamos identificar e prender todos os envolvidos. Além disso, queremos alertar aos donos de carro que não deixem objetos de valor dentro do veículo ou entreguem as chaves para essas pessoas”, falou.

 

Sobre o caso do policial ter aparecido e discutido com os suspeitos, o comandante relatou que não pode fazer nenhuma crítica ao policial por não saber o que foi dito. “O que parece é que ele foi enganado e os ladrões se passaram por proprietários do veículo. Além disso, eles podem ter dito que fecharam o carro com a chave dentro. O policial não pode sair prendendo sem ter a certeza que o crime foi caracterizado”, contou.

 

O vídeo também foi entregue para o gerente de polícia metropolitana da Polícia Civil, delegado Lucy Keiko. Ele disse que a ação dos “flanelinhas” já está sendo investigada, mas admitiu surpresa ao perceber que não são simples furtos.

 

Veja o vídeo!

 

G1

 

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

 

você pode gostar