Início » Strauss-Kahn é indiciado por abuso na Justiça dos EUA

Strauss-Kahn é indiciado por abuso na Justiça dos EUA

por MARCELO FERNANDES DOS SANTOS
19mai11-eua-fmi-1

GERAL
Strauss é indiciado por abuso nos EUA
Chefe demissionário do FMI

GERAL

{loadposition adsensenoticia}Um grande júri indiciou formalmente o diretor-gerente demissionário do FMI, Dominique Strauss-Kahn, por agressão sexual e tentativa de estupro de uma camareira de hotel, disseram promotores de Nova York nesta quinta-feira (19).

A promotoria argumentou ao tribunal de Manhattan que as provas eram “suficientemente sólidas” para o indiciamento e disse ser contra a libertação de Strauss-Kahn mediante fiança, conforme proposto pela defesa na segunda-feira.

Anne Sinclair, mulher de Dominique Strauss-Kahn, chega ao tribunal nesta quinta-feira (19) em Manhatan para acompanhar audiência (Foto: AP)Anne Sinclair, mulher de Dominique Strauss-Kahn, chega ao tribunal nesta quinta-feira (19) em Manhatan para acompanhar audiência; ela estava acompanhada por uma das filhas adultas do francês (Foto: AP)

Strauss-Kahn renunciou a seu cargo no Fundo Monetário Internacional na véspera, após ter sido acusado de tentar estuprar uma mulher de 32 anos em um hotel Sofitel no sábado passado. Desde então, ele está sob custódia das autoridades americanas.

A defesa já havia proposto fiança de US$ 1 milhão, recusada pela juíza do caso na segunda-feira (16).

A proposta também incluía que o burocrata francês fosse monitorado por um bracelete eletrônico e se comprometesse a ficar em prisão domiciliar em Nova York durante o processo.

‘Imensa tristeza’

Em comunicado, o FMI anunciou que Strauss-Kahn apresentou sua renúncia esta noite perante o diretório da instituição financeira.

“É com imensa tristeza que me sinto obrigado a apresentar ao Conselho Administrativo minha renúncia ao posto de diretor-gerente do FMI”, disse Strauss-Kahn, em comunicado. “Quero dizer que nego com a maior veemência todas as acusações que foram feitas contra mim”, disse.

O FMI informou que, em breve, irá iniciar um processo de seleção para substituir Strauss-Kahn. Enquanto isso, John Lipsky, número dois na hierarquia, assumirá interinamente o comando da entidade.

G1

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social
Portal Nacional dos Delegados

você pode gostar