Início » ‘Não sou eu’; Criminosos usam foto do Chefe da Polícia Civil do ES para aplicar golpes

‘Não sou eu’; Criminosos usam foto do Chefe da Polícia Civil do ES para aplicar golpes

por Editoria Delegados

ES: De acordo com o delegado-geral José Darcy Santos Arruda, dois estelionatários já foram identificados e mandados de busca e apreensão foram cumpridos.

Criminosos usam foto do Chefe da Polícia Civil do ES para aplicar golpes

O delegado-geral da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) usou as redes sociais para alertar sobre a tentativa de golpes virtuais usando a imagem dele. De acordo com a publicação de José Darcy Santos Arruda, estelionatários estão tentando se passar pelo delegado por meio de um aplicativo de mensagens para extorquir as vítimas. Dois criminosos já foram identificados.

De acordo com o delegado-geral, os estelionatários identificados são do Rio Grande do Sul e de São Paulo.

“Estamos com várias investigações em andamento. Já cumprimos, inclusive, buscas e apreensões e agora estamos trabalhando em cima do material que foi apreendido”, explicou Arruda.
Estelionatários utilizaram foto do chefe da Polícia Civil do ES para aplicar golpes — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Conhecido como golpe do WhatsApp, o crime já é conhecido no país. Na ocasião, os criminosos usaram a imagem do delegado e entraram em contato com pessoas que têm processo na Justiça do Espírito Santo dizendo que, caso alguma quantia seja paga, o crime será perdoado.

“Ainda usam a imagem errada da Polícia Civil, usam de forma errada a minha imagem, fazendo distorções em meu nome”, destacou.

O delegado explicou ainda que não tem algumas atribuições que os criminosos utilizam para convencer as vítimas de golpes.

O delegado ainda orientou que, caso alguém entre em contato utilizando a imagem dele, denuncie.

“Se chegar alguma coisa falando que é o delegado, não acreditem. Não sou eu. Procure a delegacia mais próxima ou ligue para o gabinete da delegacia-geral, ligue para a corregedoria para se certificar. As pessoas têm medo quando é a polícia e isso é um absurdo”, disse.

Questionada, a Polícia Civil informou que o caso segue sob investigação da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC). De acordo com a PC, outras informações não serão divulgadas, no momento, para não atrapalhar as investigações.

Print do perfil falso criado em nome do delegado José Darcy Arruda — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Não é a primeira vez que o delegado faz este tipo de alerta. Uma delas aconteceu em março deste ano quando o delegado foi às redes sociais alertar aos seguidores que suas fotos estavam sendo usadas para aplicar golpes.

Na ocasião, Arruda escreveu “novamente estão usando minha foto para prática de golpe”, dando a entender que isso já aconteceu outras vezes.

Outra ocasião ocorreu em 2019, quando Arruda pediu que qualquer pessoas que receber uma mensagem estranha em nome dele, que entre em contato com a polícia para denunciar.

A reportagem questionou à PCES se algum envolvido no caso de março foi preso, porém, a polícia não deu nenhum retorno sobre o desfecho das investigações daquela época.

g1

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

você pode gostar