Início » Seis juízes no estado do Piauí já estão ameaçados de morte

Seis juízes no estado do Piauí já estão ameaçados de morte

por Editoria Delegados

O presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), desembargador Nelson Calandra, afirmou que 200 juízes vivem sob ameaça de morte, desde o ano passado, por conta do exercício da função.

 

Segundo ele, 80% dos ameaçados atuam na área criminal. O presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador Edvaldo Moura, confirmou que seis magistrados piauienses pediram proteção para exercer as atividades.

 

O desembargador Nelson Calandra relatou que ele mesmo e sua família foram vitimas de ameaças. “Existem facções criminosas perigosas e os juízes precisam julgar e mandar prender esses tipos, por isso sofrem represálias. Mas é algo inerente à função do juiz”, declarou o magistrado nesta sexta-feira (27/01), em Teresina, durante o 90º Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais de Justiça, encerrado nesta sexta à noite no Metropolitan Hotel. O evento trouxe a Teresina os presidentes dos Tribunais de Justiça de todo o país.

 

Nelson Calandra citou casos de assassinatos, como o da juíza carioca Patrícia Aciolly, morta a tiros em agosto do ano passado, e, mais recentemente, um atentado à família da desembargadora cearense Sérgia Andrade. Ele ainda citou casos acontecidos em São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Pará e, principalmente, no Paraná. “Nos últimos 60 dias tivemos cinco juízes ameaçados. Já chegaram até a invadir fóruns. Tivemos casos em Rio Claro, em São Paulo; em Nova Serrana, em Minas Gerais; São Gonçalo, no Rio de Janeiro; em Fortaleza, no Ceará; e um caso no Maranhão”, contou Calandra.

 

O presidente da AMB disse que o maior número de juízes ameaçados está no Paraná. Para combater isso, as associações de magistrados têm procurado proteção das secretarias de Segurança e da Polícia Federal. Em alguns casos, os magistrados são protegidos pela Força Nacional de Segurança. Eles pretendem buscar uma parceria com montadoras para adquirirem carros blindados com valores abaixo do mercado.

 

O presidente do TJ-PI, desembargador Edvaldo Moura, disse que os juízes do Piauí solicitaram proteção ao Tribunal. Ele revelou que as ameaças se devem a decisões que contrariaram interesses de uma das partes. Os nomes dos juízes não foram divulgados a fim de preservá-los.

 

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

você pode gostar