Início » Secretário de Segurança e Delegado Geral do MA participam do encerramento do 6º Curso de Operações Táticas

Secretário de Segurança e Delegado Geral do MA participam do encerramento do 6º Curso de Operações Táticas

por Editoria Delegados

MA: Delegado-Geral, André Gossain, relembrou de sua trajetória na Polícia Civil do Maranhão, destacando a criação do COTE

Delegado-Geral, André Gossain, relembrou de sua trajetória na Polícia Civil do Maranhão, destacando a criação do COTE

Ponderando em ações que visam potencializar a Polícia Civil do Maranhão fora encerrado o 6º Curso de Operações Táticas Especiais (COTE). Na ênfase, o curso COTE do Grupo de Resposta Tática (GRT) é reconhecido nacionalmente como um treinamento de alto nível, sendo altamente disputado com objetivo de habilitar profissionais da segurança pública a atuarem de forma eficaz em missões de alto risco. O encerramento do curso foi realizado nesta sexta-feira (3), no auditório do Sebrae, em São Luís. O curso destinado a profissionais de segurança teve início no dia 1º de junho com uma turma de 34 alunos e destes, 19 alunos concluíram o curso do COTE.


Presente no encerramento do COTE, o Secretário de Segurança Pública do Maranhão, Jefferson Portela; Delegado Geral de Polícia Civil do Maranhão, André Luís Gossain; Delegado Geral Adjunto Operacional, Danilo Veras; Delegado Geral Administrativo, Márcio Araújo; o Diretor do Centro Tático Aéreo (CTA), Cel. Luís Magno; Diretor da Academia de Polícia Civil do Maranhão, Cristiano Fontenelle; Perito Geral da Perícia Oficial do Maranhão, Miguel Alves e do Diretor do Centro de Inteligência de Segurança Pública, Jean Carvalho.


O COTE do Grupo de Resposta Tática (GRT) é reconhecido nacionalmente como um treinamento de alto nível, sendo altamente disputado com objetivo de habilitar profissionais da segurança pública a atuarem de forma eficaz em missões de alto risco, mediante abordagem de eixos éticos, técnicos, legais e com a utilização de táticas empregadas por unidades internacionais de operações policiais. Antes do curso, foi realizada uma pré-seleção por meio do Teste de Aptidão Física (TAF), buscando selecionar os policiais mais bem preparados fisicamente. Somente após inscrição e aprovação no TAF, foi permitido ao candidato inscrever-se efetivamente para participar do COTE. Neste ano, 33 profissionais da segurança de vários estados se inscreveram para participar do curso.

O Curso do Cote contou com 65 dias de curso, onde foram ministradas aulas de operações aéreas, mergulho, explosivos, operações com cães, direção veicular, manuseios de facas, noções de preservação de provas, noções de medicina legal, direitos humanos etc. Os alunos também participaram de operações reais com a Polícia Civil do Estado do Maranhão, efetuando vários cumprimentos de mandados de busca e apreensão e mandados de prisão, tendo participado inclusive de operações que resultaram em prisões em flagrante delito com apreensão de armas de fogo e drogas. O COTE 2021 teve uma carga horária de mais de 674 horas/aulas, sendo disparados pelos alunos mais de 15.000 tiros. Em C.Q.B. – invasão de residências, a especialidade do GRT, foram mais de 110 horas/aulas. Os 19 formandos desta edição do curso são da Polícia Civil do Maranhão, Piauí, Santa Catarina, Pernambuco e Mato Grosso, além da Polícia Militar do Maranhão e do Centro Tático Aéreo (CTA).

O Delegado-Geral, André Gossain, relembrou de sua trajetória na Polícia Civil do Maranhão, destacando a criação do COTE e de sua contribuição para o sistema de segurança pública. Ele parabenizou os alunos que na sua visão, foram bravos em sua trajetória no curso, ”Vocês não ganharam, vocês tomaram a condição de serem hoje, os melhores”, disse Gossain aos formandos.

O Secretário de Segurança Jefferson Portela, destacou a importância de ter na Polícia Civil do Maranhão, uma equipe treinada e apta a impor a devida reação às ações de crime em prol do cidadão de bem. O Secretário relatou, que “O Cote é uma força armada para a defesa do cidadão de bem, da nossa cidadania. O Curso ministrado aos senhores foi um curso de natureza especial de combate em prol do cidadão em perigo. Hoje temos uma outra Polícia Civil no Maranhão, diferente daquela a qual recebemos em 1998. Com trabalhos de pessoas que nos antecederam e vieram depois, hoje logramos êxito. Passamos tempos difíceis, mas alcançamos a vitória. Agradeço a Deus por ter ajudado na gestão do Sistema de Segurança no combate ao crime”, disse o Secretário de Segurança.

Portal Oficial da SSP MA

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

 

 

 

você pode gostar