Início » Rogério Greco é o novo secretário de segurança de MG e defende posse de armas e ‘contenções ao STF’

Rogério Greco é o novo secretário de segurança de MG e defende posse de armas e ‘contenções ao STF’

por Editoria Delegados

Rogério Greco é ex-procurador de Justiça do Estado, professor de direito penal e palestrante

 

De perfil conservador, o novo secretário de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp), Rogério Greco, é defensor do posse de armas e crítico ferrenho do STF.

Greco é ex-procurador de Justiça do Estado, professor de direito penal, palestrante e compõe o corpo de colunistas do site Terça-Livre. Ele vai substituir o general Mário Lúcio Araújo no comando da Sejusp e tomará posse na próxima segunda-feira (1°). A informação foi divulgada pelo governo estadual nesta segunda-feira (25).

Em entrevistas divulgadas em suas redes sociais, o ex-procurador faz críticas à atuação do Supremo Tribunal Federal (STF). Em um dos vídeos divulgados, o jurista chegou a dizer que há um “ativismo político” dentro do STF e que, muitas vezes, as decisões da Corte fogem do que é previsto na Constituição.

“O ativismo judicial do STF não tem limite. O Supremo quer administrar o país e legislar. Temos que fazer uma mudança na Constituição que crie contenções para o STF”, afirmou em um dos vídeos em sua rede social.

Greco já chegou, inclusive, defender a prisão em flagrante do ministro do STF Gilmar Mendes. As declarações foram feitas, em agosto de 2019, durante participação dele no 4° Simpósio Nacional de Combate à Corrupção,em Salvador.

Em sua fala durante o evento, ele defendeu que o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, coloque pedidos de afastamento dos magistrados para votação.

“Se isso acontecer, vamos ficar livres de, no mínimo, dois ministros”, disse, citando depois Gilmar Mendes e o presidente da Corte na época, Dias Toffoli. “Nós tiramos dois presidentes da República e não conseguimos tirar um presidente que é evidentemente suspeito?”, questionou.

Outra pauta bastante defendida por Greco é a respeito da legalização do porte das armas. Em uma entrevista para a rádio Jovem Pan, em 2019,Greco defendeu a liberação de armas para a população civil no país.

“O bandido respeitava a polícia. Hoje, o policial virou o troféu”, afirmou. Na mesma entrevista, o jurista discorda da orientação de não reagir a assaltos. “O conselho de não reagir valia para 40 anos atrás. Hoje, eles atiram em mulher, atiram se você virar as costas”, explicou.

Greco é natural do Rio de Janeiro e tem 57 anos. Por 30 anos foi procurador de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). Atualmente é professor e é autor de alguns livros, muitos ligados ao direito penal.

O novo secretário é pós-doutor pela Universidade de Messina, na Itália, doutor pela Universidade de Burgos, na Espanha, mestre em Ciências Penais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); e formado pela National Defense University em combate ao crime organizado transnacional e redes ilícitas na América. Greco também é palestrante.

 

Jornal O Tempo

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

 

 

você pode gostar