Início » Comunidade pede volta do delegado Walter Wanderley para o 18º DP de São Luis

Comunidade pede volta do delegado Walter Wanderley para o 18º DP de São Luis

por Editoria Delegados

 

 

A comunidade da Cidade Olímpica pede o retorno do delegado Walter Wanderley para o 18º Distrito Policial (DP), situado naquele bairro. Segundo os moradores, após a saída do delegado, o índice de violência aumentou na localidade, como o tráfico de drogas, assaltos a pedestres e a comerciantes.

 

A líder comunitária Maria do Amparo Araújo, de 42 anos, informou que a cerca de 15 dias, Walter Wanderley saiu de férias e que, nesse período, o delegado Dicival Gonçalves, titular da Delegacia Especial da Cidade Operária, assumiu também o 18º DP. ‘O delegado Walter Wanderley está de férias e ouvimos rumores que ele não vai retornar para a delegacia da Cidade Olímpica. Queremos pedir o retorno dele, devido à sua competência; ele fez várias prisões e inibiu a criminalidade. Se Walter Wanderley não puder retornar, queremos que a Secretaria de Segurança Pública disponibilize um delegado competente para trabalhar somente por nossa comunidade’, disse.

 

A dona de casa Silvana Miranda Pereira, de 34 anos, relatou que a área da Cidade Olímpica ficou descoberta com a saída do delegado Walter Wanderley para as férias. ‘Com a ausência do delegado, o número de assaltos a pedestre aumentou. Na semana passada, um comerciante foi assaltado e ladrões invadiram a casa de uma amiga minha. O delegado Dicival Gonçalves é competente, mas fica sobrecarregado, trabalhando em duas delegacias’, declarou.

 

Na mesma rua onde funciona o 18º DP, foi instalada a 3ª Companhia da Polícia Militar (PM); no entanto, os moradores da região alegam que nem sempre são atendidos quando solicitam a PM para atender alguma ocorrência. ‘Na última quinta-feira (21), a comunidade prendeu um ladrão, acionamos a PM e ninguém apareceu. Tivemos que soltar o suspeito’, destacou Maria do Amparo.

 

A líder comunitária informou que está fazendo um abaixo-assinado para solicitar ao secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes, o retorno do delegado, o reforço de mais um delegado para a localidade e para que a delegacia funcione em regime de plantão, por 24 horas. Maria Araújo, também líder comunitária, de 34 anos, disse estar preocupada com a situação do bairro, devido ao número grande de moradores e a presença de muitos traficantes na região. ‘Estamos pedindo a presença constante da polícia para inibir a criminalidade. Queremos que haja um delegado titular e um adjunto, pelo fato de o bairro ser muito populoso. Precisamos que a delegacia funcione em regime de plantão, pois quando precisamos registrar alguma ocorrência depois das 18h temos de nos deslocar até a Delegacia da Cidade Operária’, afirmou.

 

Outro lado – O superintendente de Polícia Civil da Capital (SPCC), delegado Sebastião Uchoa, declarou que o Conselho Comunitário de Segurança ainda não o procurou para solicitar o retorno do delegado. Ele afirmou que, no mês de março, Dicival Gonçalves deverá ficar como titular do 18º DP e que a delegacia vai receber o reforço de outro delegado.

 

Sebastião Uchoa confirmou que o delegado Walter Wanderley está de férias e não retornará ao 18º DP, devido ao remanejamento rotineiro que ocorre nas delegacias. ‘O delegado ficou dois anos na delegacia da Cidade Olímpica, onde desempenhou um trabalho que agradou à comunidade. Neste ano, estamos realizando o rodízio regular dos delegados. Walter Wanderley será remanejado para outra delegacia’, destacou.

 

O superintendente da SPCC informou que, durante o processo de remanejamento, Dicival Gonçalves vai prestar serviço nas duas delegacias.

 

Polícia Militar – O comandante do 6ª Batalhão da PM, coronel Luís Manoel, destacou que a 3ª Companhia de Policiamento funciona como ponto de referência para a comunidade fornecer informações, para ajudar no trabalho da polícia. Ele frisou que o acionamento da viatura é realizado pelo número 190. ‘Temos duas viaturas para atender a comunidade. Às vezes existe demora dos policiais em atender a ocorrência por estarem na delegacia, apresentando flagrante ou por estarem distante do local’, disse.

 

O coronel Luís Manoel informou que a PM vai ser mais atuante na Cidade Olímpica, pois no bairro será instalada uma Unidade de Segurança Comunitária (USC), onde mais de 90 policiais vão atuar no combate à criminalidade. ‘Com a USC, vamos ter uma estrutura melhor para trabalhar, com mais policiais, viaturas e motocicletas. A comunidade vai poder se beneficiar com a segurança e com a oportunidade de qualificação dos moradores’, relatou.

 

Jornal O Pequeno

 

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

você pode gostar