Início » Quadrilha que assaltava bancos é desarticulada

Quadrilha que assaltava bancos é desarticulada

por MARCELO FERNANDES DOS SANTOS
21ago10-pe-quadrilha-bancos

PERNAMBUCO
Quadrilha que assaltava bancos é desarticulada
Operação Danielowski

PERNAMBUCO

Em uma operação batizada de Danielowski, o Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri) de Pernambuco, junto com a polícia da Paraíba e de Alagoas, conseguiu desarticular uma quadrilha especializada em assaltos a bancos. O grupo agia nos três estados, inclusive no interior, e era dominado por uma família cujo sobrenome é Danielowski, daí o nome dado à operação.

“A quadrilha era liderada pelos Danielowski. Constatamos que a família planejava os assaltos e organizava muito bem o grupo, distribuindo função para cada integrante”, disse Manoel Martins, delegado de Repressão ao Roubo. De acordo com ele, os passos da quadrilha vinham sendo monitorados no estado. Até que, nesta semana, a polícia foi informada que eles iriam assaltar um banco no município de Quipapá, Mata Sul de Pernambuco, ou em São José da Laje, em Alagoas. “Uma equipe saiu de Maceió para averiguar os bancos da cidade alagoana. Foi quando ficou claro que o crime seriaem Quipapá. Chegamos ao Banco do Brasil e percebemos que havia uma lona preta tampando todo o interior da agência”, contou o delegado.

No interior da agência a polícia prendeu em flagrante Eduardo Felipe Danielowski Pereira, 24, Cézar Cardoso de Lima, 28, Silvio Roberto da Silva Peixoto, 49, e Israel Gomes Sobrinho, 36. O quarteto utilizava um maçarico para arrombar os caixas eletrônicos e pés-de-cabra para facilitar a entrada no banco. “Estimamos que essa quadrilha roubou mais de R$ 2 milhões”.

Segundo a delegada de Alagoas Ana Luiza Nogueira, a quadrilha migrou para Pernambuco após ter fotos publicadas na imprensa alagoana. “Um dos integrantes já havia sido reconhecido. Por isso, o grupo migrou para Pernambuco e estava planejando um assalto na Paraíba”. Eduardo Danielowski é apontado como o líder no assalto da agência de Quipapá. De acordo com as investigações, eles assaltaram nove bancos nos três estados, inclusive agências nos bairros de Boa Viagem e do Pina. Além dos suspeitos já citados, outras quatro pessoas foram presas. Entre elas, César Danielowski Pereira, 33, e Vanessa Adriane Danielowski Pereira, 25. De acordo com a polícia, o grupo ainda vai prestar depoimentos.

Vida Urbana

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social
Portal Nacional dos Delegados

você pode gostar