Início » Polícia Civil lamenta a morte do delegado André Albuquerque

Polícia Civil lamenta a morte do delegado André Albuquerque

por MARCELO FERNANDES DOS SANTOS
13out10-pa-del-andre

PARÁ
Polícia Civil lamenta a morte do delegado André Albuquerque

PARÁ

{loadposition adsensenoticia}A Polícia Civil, com muito pesar, comunica a todos a morte do delegado André Luís Nunes Albuquerque, que atualmente, estava à frente da Seccional Urbana de Parauapebas. O policial civil foi morto a tiros, ontem à noite, enquanto investigava o paradeiro de um criminoso procurado pela Polícia no município. O corpo foi velado na Câmara Municipal de Vereadores e, depois, trasladado para Fortaleza, no Ceará, onde mora a família do servidor.

 

Nascido em 11 de agosto de 1971, portanto com 39 anos de idade, na cidade de Caratinga (MG), o delegado concluiu curso de Direito, em 28 de junho de 1996, e tornou-se bacharel em 20 de novembro do mesmo ano, pela Universidade de Fortaleza, no Ceará. Nomeado como delegado da Polícia Civil do Pará, em 05 de julho de 2000, André Albuquerque foi empossado no cargo no dia 19 de julho desse ano. Estava, logo, com 10 anos de carreira policial. Lotado inicialmente em Bragança, no nordeste do Pará, em 21 de setembro de 2000, o delegado logo destacou-se pelas ações de combate à criminalidade.

Já em 2001, o policial foi transferido para Capitão Poço. Depois, em 2003, trabalhou em Redenção, no sul do Pará, onde, em decorrência dos serviços prestados à sociedade, recebeu elogios da Associação Comercial e Industrial de Redenção; Câmara de Dirigentes Lojistas de Redenção; Sindicato Rural de Redenção; CISJU (Conselho Interativo de Segurança e Justiça) de Redenção e Câmara de Vereadores. Em 05 de janeiro de 2004, assume o expediente da Superintendência Regional do Sudeste do Pará, em Marabá. Ainda, no mesmo ano, presidiu Comissão de PAD (Processo Administrativo Disciplinar) sob designação da Delegacia-Geral. Em abril de 2005, o delegado foi transferido para Paragominas, no nordeste do Pará, onde atuou na sede da Superintendência Regional da Zona Guajarina.

No ano seguinte, foi lotado em Castanhal, na Superintendência da Polícia Civil do Salgado. Nesse ano, recebeu elogios da Câmara Municipal de Itupiranga em decorrências das investigações que resultaram nas prisões de autores de homicídios na região. Em abril de 2006, atuou na DRCO (Divisão de Repressão ao Crime Organizado) e, em seguida, no NIP (Núcleo de Inteligência Policial). Ainda, no mesmo ano, em julho, coordenou a operação “Litoral Seguro II”, em Salinópolis, nordeste do Pará, onde recebeu homenagem da Câmara Municipal de Vereadores em agradecimento pelos trabalhos desenvolvidos por toda sua equipe, em prol da segurança pública de moradores e turistas do balneário.

Em 14 de novembro de 2006, recebeu elogios da presidência do CISJU de Tucumã, sudeste do Estado, pelo trabalho realizado à frente do NIP na região. Em janeiro de 2007, André Albuquerque assume a direção da Seccional Urbana de Parauapebas. No ano seguinte, teve passagem pelo GPE (Grupo de Pronto-Emprego), equipe especial da Polícia Civil, em Belém. Em sua passagem por Parauapebas, recebeu em julho de 2008, elogio da Promotoria Pública local pela atuação no combate a crimes em regiões de garimpo, na zona rural. Os dois últimos trabalhos de ampla repercussão na região, comandados pelo delegado, foram o inquérito que resultou nas prisões dos autores da morte da comerciária Ana Karina Guimarães, em Parauapebas, e nas prisões de envolvidos na tentativa de sequestro de uma bancária em Curionópolis, no mês passado.

É de lamentar profundamente a perda desse valoroso profissional que, com denodo, dedicação e competência, honrou a instituição policial no cumprimento da missão de defender a sociedade. Solidarizamo-nos com a família enlutada, amigos e companheiros de trabalho, fazendo votos de que encontre a paz de Deus, pois o bem praticado nesta terra ficará para sempre vivo em nossos corações.

PC|PA

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social
Portal Nacional dos Delegados

você pode gostar