Início » Piauí teve redução de 12% no número de homicídios dolosos em 2023

Piauí teve redução de 12% no número de homicídios dolosos em 2023

por Editoria Delegados

PI: A análise dos dados da Segurança Pública do Piauí no ano passado foi apresentada governador Rafael Fonteles.

 

O Piauí teve uma redução de 12,01% no número de homicídios dolosos em 2023 em comparação com o ano anterior. A informação faz parte dos dados divulgados pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) relativos ao ano de 2023. Segundo o levantamento, a capital contabilizou uma redução de 20,68%.

As informações foram apresentadas durante a primeira edição do Piauí Cast, nessa segunda-feira (29), com apresentação do governador Rafael Fonteles. O entrevistado foi o secretário da Segurança Pública, Chico Lucas, que revelou a análise dos dados.


Para Chico Lucas, a integração das Forças de Segurança, a gestão e as ações sociais promovidas no último ano impulsionaram a redução dos crimes em todo o estado. “Implementamos esses eixos por meio de três superintendências que foram para campo fazer diversas ações que possibilitaram os resultados positivos que estamos apresentando para a população do Piauí”, destacou o secretário.

O governador destacou o aumento registrado em 2023 no número de inquéritos instaurados, mandados de prisão cumpridos, prisões em flagrante, procedimentos instaurados, buscas e apreensões. “A violência no Brasil está muito associada ao crime de tráfico de drogas, em 2023 tivemos um aumento significativo do número de apreensões de entorpecentes no Piauí. Isso acaba refletindo na redução das mortes violentas intencionais”, frisou Rafael Fonteles.


Chico Lucas enfatizou que, em 2024, a Secretaria da Segurança irá intensificar as políticas públicas e continuará mapeando as pessoas envolvidas com a criminalidade, com a finalidade de identificar potenciais vítimas e autores de homicídios. Além disso, destacou o êxito das operações policiais realizadas com o apoio do serviço de inteligência, tecnologia e o trabalho desenvolvido pela polícia científica do Piauí.


O governador ainda ressaltou, durante o programa, a redução do número de roubos e furtos de celulares e a recuperação de aparelhos roubados. “A população tem que entender que o celular tem um número de Imei que pode ser rastreado pelas operadoras, a Segurança tem acesso. Quando o aparelho é roubado e registrado o boletim de ocorrência, localizamos o mesmo e devolvemos para seus proprietários. Vamos continuar realizando a Operação Interditados e as blitzen no combate a essa prática criminosa”, disse Rafael Fonteles.


“As ações de trânsito realizadas na capital e no interior do estado do Piauí têm tirado de circulação pessoas envolvidas com práticas criminosas diversas, foragidos da Justiça e pessoas de posse de celulares e motocicletas roubadas. No entanto, nossa maior prioridade é conscientizar a população e consequentemente salvar vidas”, finalizou Chico Lucas.

 

Governo do Piauí

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

você pode gostar