A organização dos serviços nas Polícias Civis e Federal é fundamental para garantir eficiência, transparência e eficácia nas investigações criminais. Dentro dessa estrutura, o delegado de polícia, os agentes e os escrivães desempenham funções importantes, cada um com atribuições específicas. Com a promulgação da Lei Orgânica Nacional das Polícias Civis (Lei 14.735/23), que unificou os cargos de agente e escrivão sob a denominação de oficial investigador de polícia, houve uma modernização e simplificação das carreiras, mantendo o foco na especialização e na competência técnica com o objetivo de otimizar os serviços de investigação.
O delegado de polícia é a autoridade policial responsável por coordenar e supervisionar as investigações criminais. Suas atribuições incluem a instauração de procedimentos investigativos, inquéritos, a determinação de diligências e a direção de operações policiais. Características como liderança, conhecimento jurídico e capacidade de gestão são essenciais para o exercício deste cargo. O delegado atua como o elo entre a Polícia, o Ministério Público e o Judiciário, assegurando que as investigações sigam os trâmites legais e produzam provas robustas para a responsabilização dos infratores.
Já os oficiais investigadores policiais (agentes e escrivães) são encarregados da confecção de boletins de ocorrência, termos circunstanciados, ofícios, intimações, relatórios de investigações e outros documentos necessários ao andamento dos procedimentos de investigação. A formação contínua e a capacitação técnica são pilares fundamentais para o desempenho eficaz destas funções.
No âmbito da responsabilidade e do serviço específico dos agentes e escrivães, agora unificados como oficiais investigadores, é categórico destacar que eles atuam sob a coordenação do delegado de polícia. Este, por sua vez, é responsável por planejar e dirigir as investigações, garantindo que cada tarefa seja devidamente executada. A clara delineação das responsabilidades evita duplicidade de funções e assegura que todos os aspectos da investigação sejam cobertos de forma abrangente e eficiente.
Conteúdo exclusivo para assinantes! Faça login para acessar o conteúdo completo ou clique AQUI e assine já!
® Todos os direitos reservados. O conteúdo disponibilizado aos assinantes pertence à política de direitos autorais para uso único, individual e exclusivo, não havendo permissão para sua divulgação em qualquer outro meio de comunicação sem autorização da Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados. Logo, é proibida a impressão ou transmissão por broadcast, reescrição ou redistribuição sem prévia autorização por qualquer meio, inclusive reenvio de material através de e-mail. (Art. 184 do Código Penal; art. 29, I, da Lei Ordinária Federal 9.610/98; arts. 183 a 195, da Lei 9.279/96).
DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social