Início » Piauí tem redução de 45% de mortes violentas intencionais no Carnaval de 2024

Piauí tem redução de 45% de mortes violentas intencionais no Carnaval de 2024

por Editoria Delegados

A Secretaria de Estado da Segurança Pública do Piauí, por meio do Núcleo Central de Estatísticas e Análise Criminal da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Nuceac), apontou redução nos números de Mortes Violentas Intencionais (MIVs) e de mortes no trânsito em todo o Piauí, durante o período do Carnaval. Este ano foram registradas seis mortes violentas intencionais, enquanto em 2023 foram 11 casos durante as festividades carnavalescas, o que representa uma redução de 45,45% nos MVIs.

Segundo dados da Polícia Militar, a Operação Carnaval Seguro 2024 registrou uma queda de 59,43% no número de roubos em geral, com 71 casos contabilizados, contra 175 roubos registrados no ano passado. Já nos casos de furto, em geral, houve uma redução de 44,37%, com 163 casos neste ano. Em 2023, o número chegou a 293 casos.

Governador do Piauí Rafael Fontes (centro)

Ainda entre os dias 9 e 14 de fevereiro, a Polícia Militar realizou a apreensão de 11 armas de fogo e 365 gramas de entorpecentes. Além disso, 76 TCOs foram confeccionados, 71 pessoas foram presas em flagrante, 3 menores foram apreendidos e 4 mandados foram cumpridos, além de 27 veículos recuperados. Além disso, houve a queda de 60% nos registros de importunação sexual, com dois casos no Carnaval deste ano. Em 2023, foram 5 situações.

Secretário de Segurança do Piauí, Francisco Lucas

“Tivemos aumento na apreensão do número de armas e drogas; diminuição do roubo, de um modo geral, em quase 60%, e diminuição no furto na casa de 45%. Então, são números positivos que a gente vem demonstrar e dizer que estamos no caminho certo”, destaca o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Scheiwann Lopes.

No que diz respeito ao trânsito, em 2023, foram registradas 12 vítimas fatais, enquanto no Carnaval deste ano esse número caiu para sete vítimas fatais, representando uma redução de 41,6% nas mortes. O indicador de morte no trânsito engloba as ocorrências de homicídio culposo no trânsito, morte no trânsito e acidente com vítima fatal provocado pela própria vítima, registradas entre os dias 10 e 13 de fevereiro de 2024. Contudo, o número de pessoas conduzidas por embriaguez ao volante aumentou em relação ao ano anterior, passando de 22 conduzidos em 2023 para 38 conduzidos em 2024.

Para o comandante-geral da Polícia Militar do Piauí, coronel Scheiwann Lopes, a redução significativa é resultado da integração e atuação intensificada das Forças de Segurança em todo o estado.

“Durante a Operação Carnaval, as forças integradas de segurança estiveram presentes nos 224 municípios do nosso território piauiense, especificamente com reforços nas cidades com maior fluxo de pessoas. Estamos satisfeitos com o balanço geral inicial, que mostra uma redução no número de mortes violentas intencionais, bem como nos casos de mortes no trânsito. Isso reflete um trabalho eficiente, eficaz e integrado das forças de segurança, visando proporcionar paz e tranquilidade a todos os piauienses e visitantes durante o Carnaval”, afirmou o comandante-geral da PM-PI.

Já o diretor de Operações de Trânsito da SSP, Fernando Aragão, aponta que a redução no número de vítimas fatais em acidentes de trânsito também foi decorrente das ações policiais realizadas em todo o estado.

“Tivemos números bastante positivos em relação à violência no trânsito. Este ano intensificamos ações integradas por todo o estado no período pré e durante o Carnaval, com o objetivo de salvar vidas e diminuir o número de vítimas. Houve uma redução no número de óbitos, mostrando que a população piauiense tem entendido a importância do respeito às leis de trânsito,” afirmou o diretor.

Governo do Piauí

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

você pode gostar