Início » Pernambuco comemora Dia do Escrivão de Polícia

Pernambuco comemora Dia do Escrivão de Polícia

por Editoria Delegados

 

 

Foi celebrado ontem, 5, o Dia do Escrivão de Polícia, profissional responsável por dar cumprimento às formalidades processuais da Polícia Judiciária. É o escrivão de polícia quem lavra os autos, termos, mandados, portarias, ordens de serviço e demais atos de ofício. A principal atribuição desse profissional é dar cumprimento aos despachos da Autoridade Policial.

 

Atualmente, Pernambuco conta com um corpo profissional de aproximadamente 800 escrivães ativos. Para o presidente da Associação dos Policiais Civis de Pernambuco (ASPOL/PE), o escrivão de polícia Diego de Almeida Soares, o papel do profissional é de suma importância para o completo desempenho da Polícia Judiciária.

 

O cargo de Escrivão de Polícia tem atribuição cartorária, ou seja, ele age excepcionalmente em operações policiais e compõe equipes que agem em parceria com Investigadores e Delegados. Em geral, além de suas atribuições cartorárias, esse profissional está apto a desempenhar todos os trabalhos que cabem às demais carreiras policiais.

 

Para seguir a carreira de escrivão de polícia, é necessário prestar concurso público. Na maioria das Polícias Judiciárias brasileiras, o candidato deve se submeter à prova de conhecimentos em língua portuguesa, redação, direito penal, direito processual penal, direito constitucional, direito administrativo, direitos humanos e informática.

 

Diego de Almeida Soares, Associação dos Policiais Civis de Pernambuco – ASPOL/PE

 

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

você pode gostar