Início Paraíba lidera segurança no Nordeste e está entre os estados mais seguros do Brasil, diz ranking nacional

Paraíba lidera segurança no Nordeste e está entre os estados mais seguros do Brasil, diz ranking nacional

(PB) Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), avalia diversos fatores além dos índices criminais

por Editoria Delegados

Paraíba foi classificada como o estado mais seguro do Nordeste e o sétimo mais seguro de todo o Brasil, em relação ao volume proporcional de roubos praticados em cada unidade da Federação. Os dados fazem parte da edição de 2024 do Ranking de Competitividade dos Estados, divulgado na última sexta-feira (27), pelo Centro de Liderança Pública (CLP).

A classificação baseia-se em dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), que contabilizam o número de roubos por 100 mil habitantes em todas as unidades federativas. O indicador avalia não apenas os crimes patrimoniais, mas também a capacidade de os governos estaduais protegerem a população, por meio de ações preventivas, de investimentos em inteligência policial e da atuação integrada das forças de segurança.

Somando 202,5 roubos totais por 100 mil habitantes, a Paraíba está atrás apenas de Santa Catarina (89,8 roubos por 100 mil habitantes), Minas Gerais (96,5), Mato Grosso (140,6), Tocantins (158,9), Mato Grosso do Sul (160,3) e Goiás (175,1).

Jean Nunes, secretário da Segurança e da Defesa Social (Sesds) da Paraíba, ressaltou a importância dessa conquista e atribuiu o resultado positivo aos esforços conjuntos das polícias Civil (PCPB) e Militar do estado (PMPB), do Corpo de Bombeiros e dos demais órgãos que integram o sistema de segurança pública estadual. “A posição da Paraíba no pódio nacional comprova que é possível alcançar resultados expressivos quando há planejamento estratégico, valorização dos profissionais da segurança e aplicação responsável dos recursos públicos. Esse reconhecimento é fruto do trabalho coletivo e da dedicação de homens e mulheres comprometidos com a proteção dos paraibanos. Estamos colhendo os frutos de uma política baseada em evidências, no monitoramento de indicadores e no fortalecimento das estruturas operacionais”, ressaltou o titular da Sesds.

O comandante-geral da PMPB, o coronel Sérgio Fonseca, destacou a contribuição da instituição para a redução dos índices de criminalidade na Paraíba. “Nossa atuação diária nas ruas, o investimento em inteligência e o combate qualificado à criminalidade são essenciais para construir um ambiente seguro, que atrai investimentos e promove o desenvolvimento”, avaliou.

Incentivo

O Ranking de Competitividade dos Estados é considerado uma ferramenta relevante de avaliação da gestão pública estadual no Brasil. Ao comparar o desempenho dos 27 estados brasileiros em diversos segmentos, o estudo busca incentivar a melhoria dos serviços prestados à população e promover um ambiente favorável ao desenvolvimento econômico e social.

O Ranking de Competitividade dos Estados é considerado uma das principais ferramentas de avaliação da gestão pública no Brasil. Ele analisa o desempenho dos 27 estados em áreas estratégicas como segurança, educação, infraestrutura e sustentabilidade.

DELEGADOS
Portal Nacional dos Delegados

 

você pode gostar