Início » Novo controle externo da polícia pelo Ministério Público que o delegado deve saber em 2024

Novo controle externo da polícia pelo Ministério Público que o delegado deve saber em 2024

por Editoria Delegados

Novas formas de controle externo da atividade policial pelo Ministério Público


A evolução do sistema jurídico e administrativo de um país é um processo contínuo e dinâmico, marcado por revisões e atualizações que visam aprimorar a eficiência e eficácia das instituições. Essas mudanças são essenciais para assegurar que as instituições permaneçam relevantes e efetivas frente aos desafios emergentes da sociedade. As instituições encarregadas de garantir a justiça e a segurança pública são frequentemente objeto de escrutínio e reformas, refletindo a importância crítica desses serviços para o bem-estar da população.

Dentro deste contexto, o papel dos órgãos de fiscalização e controle é fundamental. Essas entidades são responsáveis por garantir que as instituições governamentais operem dentro dos limites da lei e de acordo com os princípios de justiça e transparência. A supervisão efetiva ajuda a prevenir abusos de poder e corrupção, assegurando que os cidadãos sejam tratados com equidade e que seus direitos sejam protegidos. Uma dessas instituições de supervisão, cujo papel tem sido cada vez mais enfatizado e expandido em muitos países, é o Ministério Público quando exerce o controle externo da polícia judiciária.

Em 2024, haverá novo roteiro de controle da atividade policial pelo Ministério Público que o delegado de polícia deve ficar ciente da inovação com o fim de melhorar sua atividade funcional deixando-a em sintonia com a atuação do promotor de justiça para evitar possíveis responsabilidades administrativas e penais do delegado por causa de omissões e ausência de providências que deveriam ser tomadas nas ocorrências.

(CONTINUA…)


… Quer ver a matéria completa? Faça seu LOGIN no portal e ACESSE AQUI ou visite a seção EXCLUSIVO! Ainda não é assinante? Clique AQUI e Assine já! 


 

 


 

 

 

 

você pode gostar