O governo da Paraíba, sob a gestão do governador João Azevêdo, investe R$ 41,2 milhões nas festividades juninas, com mais de R$ 16 milhões destinados especificamente a Campina Grande. Este investimento abrange apoio a quadrilhas juninas, barraqueiros, comerciantes da Feira Central e artesãos, além de iniciativas na segurança pública e saúde. O programa Empreender Paraíba é uma das principais iniciativas, beneficiando 266 comerciantes do Parque do Povo e 60 expositores do Salão do Artesanato.
A programação do São João da Paraíba inclui apresentações de grandes nomes da música, como Wesley Safadão, Xand Avião, Elba Ramalho e Alceu Valença, oferecendo uma mistura eclética de forró, sertanejo e música popular brasileira. O 38º Salão do Artesanato Paraibano, com o tema “A arte de quem vive da fé”, homenageia os santeiros e reúne mais de 500 artesãos, fortalecendo a cultura local e gerando renda para os participantes.
O turismo também é beneficiado, com um aumento de 73% nos voos para Campina Grande, incluindo novos destinos como Petrolina e Aracaju. A secretária do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, ressalta que o acréscimo de voos e mais de 50 mil assentos disponíveis impulsionam a economia local, atraindo turistas de todo o Brasil e do mundo.
Para complementar a celebração, o 5º Festival São João na Rede leva a alegria junina a 12 cidades paraibanas, com o Caminhão do Forró percorrendo 1.800 km e apresentando mais de 100 artistas em 100 horas de forró. Esta iniciativa expande a festividade para além de Campina Grande, fortalecendo a cultura junina em todo o estado.
O compromisso do governo com a cultura popular é reforçado pelo apoio a 160 quadrilhas juninas em 75 municípios, além do fomento ao Paraíba Junino, que promove apresentações de quadrilhas em diversas cidades. Ação é fundamental para preservar e valorizar as tradições nordestinas, destacando a importância do forró como patrimônio imaterial da humanidade.
Segurança Pública da Paraíba
A segurança durante os eventos é uma prioridade e está sob a gerência eficiente do secretário de Segurança e Defesa Social, Jean Nunes, e do delegado-geral da Polícia Civil, André Rabelo. Com mais de 33 mil agentes das Polícias Civil, Militar, Penal, e do Corpo de Bombeiros, departamentos policiais estruturados, além de câmeras de reconhecimento facial e drones, a segurança é garantida.
O trabalho da Polícia Civil em Campina Grande é dirigido com eficácia pelo superintendente Paulo Ênio e a coordenação das delegadas Nercília Dantas e Suelane Guimarães. Eles administram as atividades dos demais policiais civis, assegurando que cada atos administrativos e de investigação sejam conduzido com rigor e respeito às normas e aos cidadãos. A expertise das delegadas Nercília e Suelane promove um ambiente proativo que objetiva resultados, onde a comunicação eficaz e a distribuição e uso adequado de recursos são prioritários.
Até o momento, 31 prisões foram realizadas em Campina Grande e outras cidades, sem nenhuma ocorrência de crime de violência letal intencional (CVLI) nas áreas de celebração do São João, medidor usado como referência pelo governo federal, o que mostra um indicativo do sucesso das medidas implementadas, refletindo a eficácia das ações de segurança pública.
Além disso, a tecnologia desempenha um papel vital na manutenção da segurança. Os Centros Integrados de Comando e Controle (CICC) em João Pessoa, Campina Grande e Patos, utilizam câmeras de última geração e drones para monitoramento, garantindo um ambiente seguro e tranquilo para os festejos.
A atuação do Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) sob o comando do delegado Isaías Gualberto (aprovado por três anos na lista dos melhores delegados de polícia do Brasil, categoria gestão) também merece destaque. Durante o São João, o Detran intensifica as operações de fiscalização e conscientização no trânsito, garantindo a segurança nas vias e contribuindo para a tranquilidade dos festejos. As ações do Detran-PB incluem blitze educativas e repressivas, visando a redução de acidentes e a promoção de um trânsito mais seguro para todos os participantes do evento.
O trabalho dos órgãos de segurança, em especial da Polícia Civil da Paraíba, no maior São João do mundo é exemplar, garantindo que todos possam aproveitar as festividades com segurança e tranquilidade. Este evento destaca a eficiência e o comprometimento das forças de segurança pública do estado, reafirmando o compromisso com a proteção e bem-estar da população tornando o São João da Paraíba o maior e mais seguro do mundo!
DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social