Início » “Lista das Vadias” no WhatsApp gera inquérito policial! Injúria e difamação são os crimes investigados

“Lista das Vadias” no WhatsApp gera inquérito policial! Injúria e difamação são os crimes investigados

por Editoria Delegados

Ranking das Vadias, dos Malas e dos mais chatos, são as listas que circulam no WhatsApp deixando muita gente aborrecida

 

Após a polêmica envolvendo a lista dos moradores mais chatos de São João da Boa Vista (SP), outros rankings ainda mais ofensivos estão circulando na cidade pelo aplicativo de mensagens WhatsApp. Entre elas está a lista de vadias, que ofendeu muitas mulheres do município. Elas resolveram registrar boletim de ocorrência e já estão consultando advogados para possíveis processos. A Polícia Civil começou a investigar o caso, considerado crime de injúria. As orientações para quem se sentiu lesado pelas mensagens é de que seja feito um boletim de ocorrência para ajudar nas investigações.

 

Ao todo, são mais de 70 nomes. Um deles é de uma vendedora de 22 anos que não quis se identificar. A jovem se sentiu constrangida ao saber que era citada na internet e, para piorar, foi informado o local onde ela trabalha. “Como trabalho lá faz muito tempo, então foi uma coisa que não me prejudicou. Se eu estivesse lá há menos tempo, podia ser uma coisa que podia ter me prejudicado”, contou.

 

Outra moradora de 21 anos está com o nome em uma lista que cita as mais estranhas e ‘rodadas’ de São João da Boa Vista. “Me senti humilhada, envergonhada. Todas as meninas que estão ali, o que elas fazem ou não, cada um cabe a si. Não tem porque ficar tomando conta da vida do outro e fazer essas coisas de má fé”, falou.

 

Crime

A brincadeira de mau gosto virou caso de polícia. Um homem citado na lista dos ‘malas’ e cinco mulheres que foram chamadas da vadias registraram boletins de ocorrência. A Polícia Civil já instaurou dois inquéritos para investigar quem criou as listas. “As pessoas que de alguma forma tomaram forma dessa lista, que receberam essa lista e proporcionaram sua divulgação para outras pessoas, sendo identificadas também serão responsabilizadas na forma da lei”, comentou o delegado Sebastião Antonio Mayriques.

O delegado seccional disse que brincadeiras desse tipo são consideradas crime de injúria e a pena pode variar de um a seis meses de prisão. “Nós já temos o nome de alguns, mas vamos prosseguir nas investigações para identificar todos aqueles que de alguma forma tiveram participação nessa modalidade delitiva”, apontou.

 

Uma das mulheres que denunciou a ofensa espera providências. “Todo mundo deveria ir atrás. Não só duas ou três meninas. Eu acho que todo mundo deveria ir atrás”, explicou.

 

As moradoras querem reparar o dano moral causado na vida delas e dos familiares. “Estava procurando advogado para tomar as providências para acionar tudo com a polícia”, completou.

 

Na cidade de 80 mil habitantes, muitos se sensibilizaram com o constrnagimento sofrido pelas mulheres listadas. “Tem meninas que têm família, que são casadas, e isso soa mal pela cidade. São João da Boa Vista é uma cidade pequena, e com a integração da internet isso corre em um piscar de olhos”, alegou o autônomo Diego Nardelli.

Lista dos malas

A mensagem, compartilhada entre moradores via celular e internet, continha nomes de cerca de 180 homens, apontados comos mais ‘malas’, gíria usada para quem é considerado chato. A iniciativa do ranking inusitado divide opiniões e, segundo um advogado, pode gerar processos.

A lista inclui o nome de comerciantes, empresários, estudantes, profissionais de saúde, autônomos, moradores e até pessoas que nasceram em São João da Boa Vista, mas hoje vivem em outras cidades. A mensagem começou a circular pelo aplicativo de mensagens WhatsApp e rapidamente se espalhou por todo o município.

 

G1

 

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

 

você pode gostar