Início » Inaugurado no RS o 1º Núcleo de Investigação e Repressão a Lavagem de Dinheiro

Inaugurado no RS o 1º Núcleo de Investigação e Repressão a Lavagem de Dinheiro

por Editoria Delegados

RS: Atuação do Chefe de Polícia, Delegado Emerson Wendt


Na manhã desta quarta-feira (7), a Polícia Civil inaugurou o 1º Núcleo de Investigação e Repressão ao Crime de Lavagem de Dinheiro (NRLD), em Santana do Livramento. O órgão, que funcionará na sede da 12º Delegacia de Polícia Regional do Interior (12ªDPRI), faz parte do Sistema de Combate ao Crime de Lavagem de Dinheiro e Recuperação de Ativos (SCLDRA). O Sistema tem como objetivo qualificar o enfrentamento às organizações criminosas voltadas à prática do crime de lavagem de dinheiro, organizando de forma eficiente e de modo uniforme a atuação em todo o território do Estado do Rio Grande do Sul.

Para o Chefe de Polícia, Delegado Emerson Wendt, o crime de lavagem de dinheiro é a forma usualmente utilizada por organizações criminosas para ocultar e distanciar o patrimônio ilicitamente adquirido. “O enfraquecimento e a desejada extinção de organizações criminosas só serão alcançadas com a descapitalização desses grupos”, salientou Wendt.

Segundo a delegada regional Ana Tarouco, a experiência tem demonstrado que a especialização na investigação do crime de lavagem de dinheiro tem sido bastante exitosa. “Com a inauguração do Núcleo, pretende-se aprimorar a produção probatória, a fim de rastrear e alcançar o patrimônio das organizações”, elencou a delegada.

O Sistema de Combate ao Crime de Lavagem de Dinheiro e Recuperação de Ativos é composto pela Divisão de Inteligência Financeira, do Gabinete de Inteligência e Assuntos Estratégicos (GIE); pela Delegacia de Repressão ao Crime de Lavagem de Dinheiro, também do GIE; pela Delegacia de Repressão ao Crime de Lavagem de Dinheiro, do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic); pela Delegacia de Repressão ao Crime de Lavagem de Dinheiro, do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc); e pelos Núcleos de Investigação e Repressão ao Crime de Lavagem de Dinheiro (NRLD).

Prestigiaram a solenidade de inauguração, juntamente com o Chefe de Polícia, Delegado Emerson Wendt, o Cônsul-Geral do Brasil em Rivera, Sr. Rudá Serafin, o Delegado da Polícia Federal em Santana do Livramento, Leonei Almeida, o Comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva (CRPO) da Brigada Militar, Coronel José Nilo Corrêa Alves, o Diretor do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc), Delegado Odival Soares, a Delegada Clarissa Lopes Castilhos, representando a Academia de Polícia (Acadepol), entre outras autoridades.

 

Larissa M., Michel F.

PCRS

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

 

 

você pode gostar