Início » Importunação sexual contra menor de 14 anos e a análise do delegado

Importunação sexual contra menor de 14 anos e a análise do delegado

por Editoria Delegados

O conceito de crime sexual abrange uma gama de delitos que violam a integridade e a liberdade sexual de um indivíduo.

 

O conceito de crime sexual abrange uma gama de delitos que violam a integridade e a liberdade sexual de um indivíduo. Historicamente, a sociedade e o sistema jurídico têm evoluído na maneira de compreender e lidar com tais crimes, refletindo mudanças significativas nas atitudes sociais e na legislação. Este panorama inicial é essencial para entender a complexidade e a seriedade desses delitos no cenário jurídico atual.

Dentro deste espectro, a importunação sexual emerge como uma categoria específica de crime sexual, caracterizada por atos de natureza libidinosa que violam a liberdade sexual de uma pessoa sem chegar à gravidade física do estupro. A importunação sexual é definida pela prática de atos libidinosos sem consentimento, mas sem o uso de violência física ou grave ameaça.

A proteção de menores de 14 anos contra tais atos é uma preocupação central no Direito Penal. A lei considera crianças e adolescentes nessa faixa etária como potenciais vítimas de presunção de incapacidade de consentimento. Este enquadramento legal visa oferecer uma proteção reforçada a esse grupo etário, refletindo a prioridade dada à sua proteção na legislação. Cabe ao delegado de polícia ficar atualizado sobre esse tema de acordo com a jurisprudência hodierna.

(CONTINUA…)


… Quer ver a matéria completa? Faça seu LOGIN no portal e ACESSE AQUI ou visite a seção EXCLUSIVO! Ainda não é assinante? Clique AQUI e Assine já! 



 

 


 

 

 

 

você pode gostar