Início » Helicóptero da Polícia Civil tem papel fundamental no socorro às vítimas

Helicóptero da Polícia Civil tem papel fundamental no socorro às vítimas

por MARCELO FERNANDES DOS SANTOS
24jan11-sc-helicoptero-2

SANTA CATARINA
Helicóptero da Civil é essencial no socorro às vítimas

SANTA CATARINA

{loadposition adsensenoticia}A população de Santa Catarina, principalmente do município de Mirim Doce, já sentiu o apoio decisivo que o helicóptero do Serviço Aéreo Policial Civil de Santa Catarina (SAER) ofereceu, desde ontem (23), em socorro às pessoas atingidas pelas chuvas causadas nos últimos dias.

O SAER atendeu diretamente, com apoio da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, cerca de 120 pessoas que estavam isoladas na localidade de Serra Velha, em Mirim Doce, no Alto Vale. Segundo o comandante do SAER, Djalma Alcântara da Silva, neste domingo (23), foram executadas 25 missões, entre transporte de Policias Ambientais, de materiais como medicamentos e, principalmente, alimentos e água potável.

“Também fizemos a retirada de uma mãe e seu filho operado de uma localidade de risco, levando-os para a casa de parentes, num lugar sem perigo”, disse o comandante. Mas ele destaca que o maior número de atendimentos é relacionado ao isolamento, como transporte de materiais e alimentos, pois local não oferece perigo de morte, salvo algumas situações específicas como esse caso atendimento, em que o SAER está vigilante e pronto a atender.

O comandante destaca a utilização do caminhão tanque, da Polícia Civil de Santa Catarina, que, com capacidade de 4.300 litros, possibilita que o helicóptero possa abastecer em Rio do Sul, onde está como base do caminhão. Se não houvesse esse caminhão, o helicóptero teria que viajar pelo menos até Lages para reabastecer. De Rio do Sul até a localidade de Serra Velha, são apenas 12 min. “Esse tempo agiliza o atendimento do grupo e otimiza a utilização do recurso público”, explica o comandante. 

Em 16 de dezembro do ano passado, o SAER foi premiado com a “Medalha do Mérito Aeronáutico de Segurança Pública”. A medalha foi uma homenagem ao SAER de Santa Catarina pelos serviços prestados durante as enchentes que assolaram diversas cidades catarinenses, principalmente na região do Vale do Itajaí, no mês de novembro de 2008.

 

 

 

 

Isabel Corradini
Assessoria de Imprensa

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social
Portal Nacional dos Delegados

você pode gostar