Início » Garimpeiro do Ano, Delegado Jeferson Botelho é homenageado juntamente com o Procurador Rogério Greco

Garimpeiro do Ano, Delegado Jeferson Botelho é homenageado juntamente com o Procurador Rogério Greco

por Editoria Delegados
16jun13-jeferson-botelho.2

 

 

Durante a sessão, o superintendente de Investigações e Polícia Judiciária do Estado, Jeferson Botelho (nascido e criado em Topázio) foi agraciado com a mais alta honraria concedida pelo parlamento local, “Garimpeiro do Ano”, enquanto o procurador de justiça, Rogério Greco recebeu o título de “Cidadão Honorário”

 

A Câmara Municipal realizou na noite de quarta-feira (5) uma Sessão Solene, onde foi entregue ao Superintendente de Investigações e Polícia Judiciária do Estado de Minas Gerais, Jeferson Botelho Pereira, conforme Resolução nº 1.033 de 05/04/13, o “Título de Garimpeiro do Ano”, e ao Procurador de Justiça do Estado, Rogério Greco, conforme Resolução nº 1.027 de 04/12/2012 o “Título de Cidadão Honorário”. Ambos os projetos foram de autoria do vereador Renan Pereira (PDT). Na oportunidade, a sessão reuniu, além dos parlamentares da Casa Legislativa, militares, colegas de Polícia Civil, familiares e amigos das personalidades agraciadas com os títulos.

Entrega dos títulos

 

Após a abertura oficial da Sessão Solene, o vereador Renan Pereira dirigiu-se a plenária onde explanou sobre o primeiro homenageado da noite, o superintendente Jeferson Botelho. Em sua fala, o parlamentar frisou que o “Título de Garimpeiro do Ano” entregue a Botelho durante a cerimônia é um reflexo do anseio da população que reconhece o trabalho do profissional, pelos relevantes serviços prestados ao município e região.

 

“O doutor Jeferson Botelho tem honrado seu compromisso e, em especial, está oportunizando a Teófilo Otoni um novo tempo para as delegacias de Polícia Civil e seus integrantes, instalados na comarca teófilo-otonense, aparelhando-os para ações mais eficazes contra os marginais nesta região. Agradeço aos colegas parlamentares que aprovaram, por unanimidade, o requerimento de minha autoria que ensejou esta merecida homenagem. Meus agradecimentos a todos os integrantes da Polícia Civil, instituição a qual tenho a honra de servir há mais de 25 anos. Doutor Jeferson Botelho, o título de Garimpeiro do Ano é um reconhecimento ao seu trabalho de contribuir para alcançarmos os ideais de Segurança Pública”, afirmou. Na sequência da solenidade, foi a vez da entrega do “Título de Cidadão Honorário” ao Procurador de Justiça do Estado, Rogério Greco.

“O procurador Rogério Greco é um grande jurista, autor de 16 livros que tratam, em profundidade, de Direitos Humanos, Atividade Policial, Sistema Prisional e Medicina Legal, entre outros. Nosso homenageado é amigo de longa data do Jeferson Botelho e essa amizade profícua está permitindo a Teófilo Otoni, sobretudo, a nós que atuamos na área da Segurança Pública, vivenciarmos um momento singular de crescimento intelectual e de aprimoramento profissional, que nos está sendo oportunizado por essas duas generosas personalidades. Parabéns Rogério Greco. Nós nos orgulhamos em reconhecê-lo como um autêntico teófilo-otonense”, concluiu Renan Pereira.

 

Currículo Jefferson Botelho

 

Jeferson Botelho Pereira conta com mais de 15 anos de carreira na Polícia Civil.

 

Botelho iniciou sua jornada profissional na Delegacia de Polícia de Repressão a Furtos e Roubos, passando pela Delegacia de Repressão a Tóxicos e Entorpecentes e Repressão a Homicídios, em Teófilo Otoni. Logo depois trabalhou na comarca de Novo Cruzeiro, no Vale do Jequitinhonha, e nas Delegacias de Polícia Civil de Frei Gaspar, Ouro Verde de Minas e Ataléia. Foi titular da Delegacia Regional de Governador Valadares e chefe do 2º Departamento de Polícia, em Contagem.

 

Atualmente é o superintendente de Investigações e Polícia Judiciária e integra o Conselho Superior da Polícia Civil, que é a instância superior deliberativa da instituição.

 

Jeferson Botelho também é professor de Direito Penal, Processo Penal, Teoria Geral do Processo, Instituições de Direito Público e Privado, Legislação Especial, Direito Penal Avançado, professor da Academia de Polícia Civil de Minas Gerais, atua em cursos preparatórios para Concursos Públicos e é articulista em Revistas Jurídicas.

 

É autor do livro Tráfico e Uso Ilícitos de Drogas e coautor do Livro “Lei 12.403/2011 na Prática – Alterações da Novel legislação e os Delegados de Polícia”.

 

Botelho é Pós-Graduado em Direito Penal e Processo Penal e ainda Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad Del Museo Social Argentino, em Buenos Aires.

Currículo Rogério Greco

  •     Procurador de Justiça, tendo ingressado no Ministério Público de Minas Gerais em 1989.
  •     Foi vice-presidente da Associação Mineira do Ministério Público (no biênio 1997-1998) e membro do conselho consultivo daquela entidade de classe (biênio 2000-2001);
  •     É membro fundador do Instituto de Ciências Penais e da Associação Brasileira dos Professores de Ciências Penais;
  •     Membro eleito para o Conselho Superior do Ministério Público para os anos de 2003, 2006 e 2008.
  •     Professor de Direito Penal da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro;
  •     Professor convidado da Fundação Escola Superior do Ministério Público do Distrito Federal;
  •     Professor convidado da Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte;
  •     Professor convidado da Escola da Magistratura do Espírito Santo;
  •     Professor do Curso de pós-graduação em Ciências Penais da PUC-BH;
  •     Professor do Curso de pós-graduação da Fundação Escola Superior do Ministério Público do Mato Grosso;
  •     Professor do Curso de pós-graduação em Ciências Penais da Fundação Escola Superior do Ministério Público de Minas Gerais;
  •     Mestre em Ciências Penais pela Universidade Federal de Minas Gerais;
  •     Especialista em teoria do delito pela Universidade de Salamanca (Espanha);
  •     Doutor em Direito pela Universidade de Burgos (Espanha);
  •     Assessor Especial do Procurador-Geral de Justiça de Minas Gerais, junto ao Tribunal de Justiça;
  •     Membro titular da banca examinadora de Direito Penal do Quadragésimo Sétimo Concurso para ingresso na carreira do Ministério Público de Minas Gerais;
  •     Integrante do Grupo de Juristas de Cristo.

 

Jornal Diário de Teófilo Otoni.

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

você pode gostar