Início » Era uma situação precária, não havia garantia em lei, diz delegado da PF

Era uma situação precária, não havia garantia em lei, diz delegado da PF

por Editoria Delegados

Presidente da ADPF é entrevistado por blogueiro do Estadão

 

O delegado Marcos Leôncio Sousa Ribeiro, que preside a Associação dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), declarou que a MP 657 foi recebida “com naturalidade” pela categoria, ainda que a medida tenha vindo coincidentemente a menos de duas semanas do segundo turno das eleições presidenciais.

 

“Tínhamos uma situação de fato, mas que não era garantida em lei, o que gerava uma falta de autonomia, de exclusividade para o cargo, porque o governo poderia mudar quando bem entendesse”, observou Leôncio.

 

Ele destacou que até o governo Itamar Franco (1992-1994) a direção-geral da PF era ocupada por um profissional estranho aos quadros da instituição, no caso um coronel do Exército. Antes, no governo Collor (1990-1992), a PF foi dirigida por um delegado da Polícia Civil de São Paulo , Romeu Tuma, que depois virou senador.

 

“Era uma situação precária, não havia nenhuma garantia em lei de que o cargo de comando da PF fosse ocupado exclusivamente por um delegado de Polícia Federal”, anota Marcos Leôncio. “A Medida Provisória 657 garante que o diretor geral seja delegado de carreira da PF e servidor civil. Isso é muito importante para a PF. A escolha, agora, será técnica, com menor interferência política.”

 

O líder dos delegados pondera, no entanto, que a MP não é suficiente para o projeto de ampla autonomia da PF que a classe almeja. Ele já acena com outra meta: a escolha do chefe da instituição em eleição direta por lista tríplice. “Sabemos que o processo de autonomia da PF tem que ser conquistado permanentemente. O processo de lista tríplice é um objetivo para o aperfeiçoamento da autonomia da PF. A Polícia Federal é uma instituição de Estado, independente de governo.”

 

Marcvos Leôncio lembra que “os dois candidatos (Dilma Rousseff e Aécio Neves) têm os seus programas de governo e em seus discursos de campanha têm defendido mais autonomia para a Polícia Federal, com o fortalecimento da instituição e valorização de seus profissionais.”

 

Para Marcos Leôncio, “o que a presidente Dilma fez foi transformar o discurso em prática, em ações concretas, o que a classe vê como um fato muito positivo”.

 

“Mostra para a sociedade que há mesmo um compromisso de dotar a Polícia Federal de mais autonomia”, avalia o presidente da ADPF.

 

Marcos Leôncio chamou a atenção para o Decreto Lei que o governo publicou também nesta terça feira, 14, autorizando o gatilho dos concursos públicos para o provimento de cargos.

 

O decreto lei prevê que devem ser realizados concursos quando o número de vagas exceder a cinco por cento dos respectivos cargos, ou, com menor número, de acordo com a necessidade e a critério do Ministro da Justiça.

 

“O gatilho era um dos cinco itens da nossa campanha por autonomia”, esclarece Marcos Leôncio Ribeiro. “Um dos pleitos era a necessidade de uma política permanente e regular de concursos. Esse decreto atende essa demanda de todos os servidores, policiais e administrativos, estabelecendo porcentuais de vagas em aberto. O Ministério da Justiça e o diretor-geral da PF poderão autorizar a realização de concursos sempre que houver uma vacância.”

 

Estadão

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

 

você pode gostar