Início » Emboscada: além de PF morto, operação na Bahia tem 2 policiais baleados

Emboscada: além de PF morto, operação na Bahia tem 2 policiais baleados

por Editoria Delegados

O confronto entre policiais e integrantes de uma facção criminosa ligada ao tráfico ocorreu no bairro de Valéria, em Salvador (BA), nesta 6ª

 Foto policial federal Lucas Caribé Monteiro de Almeida, morto durante confronto em Salvador (BA) que teve policiais feridos

Alvo de emboscada, a Operação Fauda, deflagrada pela Polícia Federal (PF) nesta sexta-feira (15/9), resultou na morte de um policial federal e quatro integrantes de uma facção criminosa. O confronto ocorreu no bairro de Valéria, em Salvador, Bahia.

O agente da PF Lucas Caribé Monteiro de Almeida (foto em destaque), 42 anos, foi atingido por disparos durante o confronto com uma facção. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu no Hospital Geral do Estado (HGE).

Outros dois policiais foram baleados: Vockton Carvalho, ferido no olho esquerdo, e Hosannah Caria Carneiro, atingido de raspão no lado esquerdo do rosto. Eles também são atendidos no HGE. Quatro suspeitos foram mortos.

Em postagens nas redes sociais, o ministro da Justiça, Flávio Dino, prestou solidariedade aos policiais federais e estaduais atingidos por tiros na Bahia enquanto cumpriam mandados judiciais. “Infelizmente o policial federal Lucas faleceu. O diretor-geral da PF em exercício, delegado Gustavo Souza, vai hoje à Bahia para acompanhar os fatos e estabelecer as orientações cabíveis”, destacou.

 

Policiais caíram em emboscada

Os policiais que atuavam na operação teriam caído em uma emboscada. Mais de 40 criminosos fortemente armados participaram do esquema montado na BR-528, conhecida como Estrada do Derba.

O número de vítimas entre os suspeitos subiu de dois para quatro, segundo informações da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). Mais dois homens em uma região de mata fechada entraram em confronto com os policiais e acabaram baleados.

Após a troca de tiros com os agentes, a dupla recebeu atendimento médico, mas não resistiu aos ferimentos. A SSP-BA apreendeu duas pistolas calibre 9mm, carregadores e munições, sob posse dos suspeitos.

PF decreta três dias de luto

Direção-Geral da Polícia Federal manifesta seu profundo pesar pelo falecimento do agente de Polícia Federal Lucas Caribé Monteiro de Almeida, lotado no Grupo de Pronta Intervenção (GPI) da Bahia, ocorrido nesta sexta-feira (15), em Salvador.

Lucas Caribé ingressou na Polícia Federal em 2013, na SR/PA, sendo inicialmente lotado na Delegacia de Repressão a Crimes Contra o Patrimônio e ao Tráfico de Armas (DELEPAT/PA) e, em seguida, na Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE/PA).

Passou a integrar, em 2019, a Superintendência Regional da Polícia Federal na Bahia, sendo lotado, inicialmente, no NEPOM/BA. Atualmente, compunha o quadro de policiais do GPI.

O Diretor-Geral substituto da Polícia Federal, Gustavo Paulo Leite de Souza, decretou luto oficial de três dias.

A Polícia Federal expressa suas condolências e solidariedade aos familiares e amigos enlutados.

Informamos, ainda, que a Polícia Federal está empenhada e acompanhando de perto a investigação das circunstâncias que envolveram o falecimento.

Operação Fauda

A Operação Fauda, deflagrada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco) da PF e pela Secretaria da Segurança Pública da Bahia, tinha o objetivo de fechar o cerco contra uma organização criminosa ligada a tráfico de drogas e armas, homicídios e roubos na região.

 

Cerca de 100 policiais de unidades ordinárias e especializadas das forças federal e estadual participam da operação integrada. Desde o início da ação, dois fuzis calibre 5,56, duas pistolas, carregadores, munições, rádios comunicadores e roupas camufladas foram apreendidos.

No momento, helicópteros do Grupamento Aéreo (Graer) da Polícia Militar realizam varreduras na região de Valéria e do Subúrbio Ferroviário. O objetivo é encontrar os traficantes envolvidos no confronto desta madrugada.

Com a ajuda das aeronaves, militares do Graer estudam possíveis rotas de fuga dos criminosos para equipes terrestres. A polícia encontrou carregadores e munições abandonados em uma região de mata.

Metrópoles

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

você pode gostar