Início » Delegados do RS propõem uma semana de trégua

Delegados do RS propõem uma semana de trégua

por MARCELO FERNANDES DOS SANTOS
16nov11-rs-delegados-suspendem-1

RIO GRANDE DO SUL
Delegados dão uma semana de trégua
Asdep suspende negociações

RIO GRANDE DO SUL

 

 

{loadposition adsensenoticia}A Associação dos Delegados de Polícia do RS (Asdep) propôs pausa de uma semana nas negociações da equiparação salarial da categoria com os procuradores do Estado. Segundo o presidente da entidade, Wilson Müller, esta parada será para “meditar”, aparar arestas entre a categoria e o governo e levar aos delegados algumas questões. O governo aceitou a pausa, considerando-a positiva. Porém, não se comprometeu com a equiparação.

Em reunião, que durou pouco mais de 1 hora, o delegado encontrou-se, na tarde de ontem, com o chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, e com o secretário de Segurança Pública, Airton Michels, no Palácio Piratini. “Estamos satisfeitos, porque esta reunião foi convocada pelo governo”, acentuou Müller. Segundo ele, a disposição dos delegados em não participar de operações e da Operação Verão se mantém.

O chefe da Casa Civil considerou o prazo de uma semana salutar para ambos. Segundo Pestana, o governo tinha oferecido antecipar os 10% de aumento para janeiro e entre junho e abril do ano que vem voltar a discutir a questão salarial. “Vai ser bom para todos nós. Dará tempo para pensarmos no que podemos fazer”, salientou Pestana.

Como a Asdep entrou com uma ação contra o Estado em junho deste ano, na Vara da Fazenda Pública do Foro de Porto Alegre, referente à equiparação, Pestana sugeriu que esperasse a decisão da Justiça. Pelo menos a decisão em primeiro grau, que, sendo favorável aos policiais, o governo assumiria o compromisso de elaborar uma calendário. Conforme Pestana, os delegados sugeriram retirar a ação. “A Asdep ponderou que demoraria tempo demasiado a decisão do judiciário e propôs fazer uma consulta aos associados no sentido de retirar a ação”, contou.

Após retirar a ação, seriam retomadas as negociações – Pestana salientou que isso não significa o Estado reconhecer a equiparação. “Não creio que os delegados não participarão de operações ou da Operação Verão”, comentou ele. “Apostamos que as negociações vão evoluir, pois há intenção de diálogo de ambas as partes”, afirmou Pestana. Segundo o chefe da Casa Civil, a ação dos delegados está baseada em um período no qual existia uma lei no RS que previa a equiparação. Esta lei não existe mais.

Regional Águas da Serra

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

você pode gostar