Início » Delegados aposentados se reúnem após 40 anos de formação

Delegados aposentados se reúnem após 40 anos de formação

por Editoria Delegados

O reencontro também teve o apoio dos delegados José Adauto, Alciomar Goersch, do presidente da ADPF

Entre os dias 31 de julho a 3 de agosto, ocorreu o primeiro encontro dos delegados federais aposentados do grupo DELTA 82. A reunião realizada com integrantes que se formaram na turma de 1982 na Academia Nacional de Polícia (ANP), foi celebrada em Brasília e comemorou os 40 anos de formação dos policiais. O presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), Luciano Leiro, esteve presente no evento de encerramento. O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, recepcionou o grupo de ex-alunos.

A reunião dos 21 delegados surgiu em um Encontro dos Aposentados promovido pela ADPF, no qual quatro delegados, José Francisco Mallmann, Carlos Paim, Roberto Precioso e Silvio José Santos, tiveram uma iniciativa de rever antigos colegas de turma que não se encontravam desde a formatura na ANP. Na oportunidade, todos puderam compartilhar experiências e relembrar os tempos em que eram alunos da Academia.

O reencontro também teve o apoio dos delegados José Adauto, Alciomar Goersch, do presidente da ADPF e da presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia Federal (Sindepol), Maria do Socorro Tinoco.

Durante o período em que estiveram reunidos, os delegados realizaram visitas a diversos órgãos, como a sede da Polícia Federal, a Academia Nacional de Polícia, a Coordenação de Comando de Aviação Operacional (CAOP) e ao Comando de Operações táticas (COT).

Um dos apoiadores do encontro, delegado Alciomar Goersch, fala sobre a importância da reunião após 40 anos, “Esse foi um momento para confraternizar, tanto na questão social, quanto profissional, além de discutirem sobre esse período pós-Formação da Academia”, conta.

A turma de 82 foi o único curso de formação em que todos que ingressaram saíram delegados de Polícia Federal.

Durante o encontro, os participantes usaram um jaleco na cor azul, calça jeans azul, camiseta na cor branca e tênis preto com meias brancas, além de seus respectivos crachás de identificação, mesmo traje usado durante o curso de formação.

O delegado José Francisco Mallmann conta como foi a organização do reencontro, “Formamos o grupo de WhatsApp e criamos a Operação Caçadores dos Restolhos Perdidos, para localizarmos os colegas, pois todos se encontravam aposentados e alguns há quase vinte anos. Portanto, era preciso rever os colegas. Vários perguntaram se haveria crachá, porque o tempo nos faz mudar a fisionomia e se preocuparam com o detalhe de não reconhecer alguns”, explica.

Segundo Mallmann, dos 66 alunos, 12 já faleceram e outros 33 não puderam comparecer, devido a isso, 21 delegados se reuniram.

Ele conta que ao longo dos anos, alguns de seus colegas tiveram cargos relevantes, cerca de nove ocuparam o cargo de superintendentes regionais; um Direx; um coordenador-geral de Planejamento e Modernização e um diretor-geral, e vários ocuparam outros relevantes cargos na Polícia Federal.

Os delegados da DELTA 82 foram recepcionados pelo diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, pelos coordenadores do CAOP e COT e vice-diretor de ensino na ANP.

Mallmann conta que sentiu uma enorme evolução que está sendo construída por seus sucessores e deixa registrado seu orgulho e de seus demais colegas em serem federais.

O delegado Francisco Sá Cavalcanti, da turma de 82 também demonstra seu sentimento de gratidão pelo encontro e pela ADPF, “Desde o primeiro dia eu sou da ADPF e não deixarei nunca de ser, porque se eu não estiver, eu não terei voz e as decisões que forem tomadas não passarão por mim”, conta.

Durante a reunião de encerramento, o presidente da ADPF recebeu do delegado José Francisco Mallmann o CD do delegado de polícia federal, nele contém gravações de todos os símbolos da PF, valores éticos e morais do policial federal, hinos nacionais e o hino da PF, um texto do magistrado Eliézer Rosa e uma mensagem do Salmo 91.

Também participaram do evento de encerramento o diretor de aposentados da ADPF, Bolivar Steinmetz; o secretário-geral da ADPF, Aloysio José Bermudes, o delegado Alciomar Goersch, dentre outros.

Estiveram presentes na reunião do grupo DELTA 82 os ex-alunos Ana Margarete, Armando de Assis, Armando Rodrigues, Carlos Bernardes, Carlos Fernando, Eduardo Wagner, Francisco Sá Cavalcanti, Hildebrando Antonio, José Adauto, José Ferreira, José Francisco Mallmann, Kércio Silva, Luiz Adalberto, Manoleto Souza, Miguel Angelo, Newton José, Roberto Precioso, Sérgio Cláudio, Silvanete Marta de Aquino, Silvio José Santos e Zulmar Pimentel.

De acordo com Luciano Leiro, “valorizar os aposentados e veteranos é valorizar a nossa própria instituição, sendo está uma das missões da ADPF”, cita.

Todos os anos, a associação realiza o Encontro Nacional dos Delegados Aposentados e Pensionistas Associados da ADPF. Neste ano, entre os dias 18 a 22 de setembro de 2023, acontecerá o 9. ° encontro, em Mato Grosso.

 

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

você pode gostar