Início » Delegado da Bahia realiza oitava edição do ‘Natal dos Encarcerados’

Delegado da Bahia realiza oitava edição do ‘Natal dos Encarcerados’

por Editoria Delegados
21dez12-bahia-encarcerados.2

 

 

Cícero Dantas/BA – o evento que tem número de edição e título: “8º natal dos encarcerados”, tem como objetivo proporcionar aos detentos da cadeia pública de Cícero Dantas um dia especial e diferente, com a presença dos seus familiares e respectivos filhos menores. O natal dos encarcerados nasceu de uma pequena experiência solidária, e tem se tornado um marco importante na relação da polícia civil do município, com os detentos, que fazem por merecer, e os colaboradores – que vêm nesta iniciativa um laço de esperança de ressocialização e amor fraterno.

 

A cada ano o “Natal dos Encarcerados” em Cícero Dantas vem constituindo uma tradição e ganhando entusiasmo e envolvimento de novos colaboradores, que ressaltam a importância desta integração, da sociedade local, com o aval do poder judiciário e do ministério público.

 

Para este ano, os próprios detentos, ajudaram na organização do evento: a partir de doação de material os presos pintaram as celas e decoraram todo ambiente da carceragem para receber os seus afins, inclusive com motivos bíblicos. Mediante um cuidadoso controle de segurança, o delegado permitiu a entrada de duas pessoas adultas por preso, mais os seus filhos menores; além de liberar a entrada de um celular – para que o detento pudesse falar com alguém da família externa – e máquinas fotográficas.

 

O evento transcorreu com muita tranqüilidade e em ritmo de festa e celebração. Um pastor e o Padre local estiveram presentes e rezaram pela recuperação social dos detentos: Natal é tempo de milagre – e neste dia pode-se afirmar que o milagre da reconciliação e da celebração em família fez acontecer e emocionar a todos.

 

A juíza de direito da comarca Dra. Denise Vasconcelos esteve na delegacia de polícia, observou o evento e presenciou a alegria e emoção generalizada dos detentos em poder participar de um dia especial.

 

A esposa do delegado de polícia civil, a pedagoga e acadêmica de serviço social Rose Ramos, mentora e mais que solidária deste projeto, disse para nossa reportagem da satisfação de realizar mais um ano do natal para os detentos, destacando que além de ser uma oportunidade para o exercício da cidadania, é sobretudo um momento de celebração de fé e efetividade de solidariedade cristã.

 

Nos anos anteriores, paralelo ao evento dos presos era oferecido outro almoço também para convidados. Desta vez ficou apenas o evento para os detentos explica o delegado, porém inovou dobrando o número de visitantes permitidos e o ingresso de menores de idade (com a aquisição de autorização especial da Justiça). Grande surpresa para o público presente e para os presos, é que estes foram contemplados com uma moderna televisão de led instalada na carceragem para deleite de programas de TV, filmes, shows e música.

 

Como resultado final o delegado de polícia Ozório Miguel de Souza Ramos disse que espera que os detentos possam ter vivido momentos de paz e confraternização, e que entende que a ajuda solidária da sociedade demonstra que ela está disposta a bem reinsirir o preso ressocializado quando do seu reingresso na comunidade; e desejou um Feliz Natal afirmando que esperava que ano que vem não mais encontre aquelas pessoas dentro de uma custódia, causando muita emoção neste momento. A Rádio Regional realizou cobertura no local na oportunidade (junto com outros veículos de comunicação) e parabenizou a iniciativa de mais um ano do delegado de polícia pela continuidade do “Natal dos Encarcerados”.

 

Evento que vem sendo acompanhado pela imprensa a alguns anos, como se vê em: http://www.observatoriodanoticia.com.br/?pg=noticia&id=545 ; http://delegados.com.br/noticias/2768-ozorio-miguel-realiza-o-setimo-natal-dos-encarcerados ; http://g1.globo.com/bahia/noticia/2011/12/natal-dos-carcerarios-reune-presos-familiares-e-agentes-ha-7-anos-na-ba.html .

Fonte: Rádio Regional de Cícero Dantas e site Observatório da Notícia

 

Redação original: Richard Novaes

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

você pode gostar