Início » Delegado pernambucano disponibiliza celular e facebook para receber denúncias

Delegado pernambucano disponibiliza celular e facebook para receber denúncias

por Editoria Delegados
07nov13-delegado-igor-2

 

 

O delegado Igor Leite, 30, responsável pela Delegacia de Jaboatão Centro, no Grande Recife, disponibilizou no Facebook seu telefone funcional para que a população possa denunciar diretamente a ele situações de risco à comunidade. A campanha intitulada “Fale com o seu delegado”, criada por Leite, tem facilitado a coleta de informações que ajudem na atuação da polícia.

 

A postagem do dia 4 de novembro convoca a comunidade a cooperar com a polícia via o próprio perfil de Igor Leite ou pelo celular 9488-7171. O delegado assegura a verificação de todas as denúncias e a preservação do anonimato dos denunciantes. “Quanto mais informações e detalhes repassarem, melhor para nosso trabalho e para a paz e segurança no bairro”, diz a postagem.

 

Através da internet, o delegado já conseguiu informações que o ajudaram na realização de mais de 30 prisões. “Quando eu voltei de férias, decidi fazer essa campanha para aproximar a polícia da população. Nós trabalhamos com pessoas, por isso precisamos trabalhar o nosso lado pessoal para conquistar a confiança delas”, disse Leite.

 

Questionado sobre a possibilidade da exposição atrapalhar sua vida pessoal, Igor comenta que o “custo-benefício” de realizar esta campanha é muito positivo para seu trabalho. “Essa maneira de trabalhar, particularmente, ajuda muito na atuação da polícia. Acredito que vale a pena abrir mão em prol da segurança”, avalia o delegado.

 

Ele acredita que essa conduta possa influenciar o trabalho de outras delegacias. “No começo eu ouvi algumas críticas, mas o resultado mudou a percepção das pessoas”. Atuando desta maneira, Igor já conseguiu fotografias de suspeitos, informações estratégicas para investigações e detalhes que não foram previstos pela polícia, tudo através da internet.

 

A Delegacia de Jaboatão Centro atende mais de 200 mil pessoas em sua área de atuação. Em dezembro deste ano completará um ano que Igor Leite está à frente da circunscrição, desde quando veio da Delegacia de Homicídios de Piedade, junto com cinco policiais que decidiram acompanhar o delegado. “Lá eles recebiam uma gratificação elevada e quando decidiram me seguir, deixaram de receber este valor. Acho que é um grande exemplo de companheirismo profissional e de que eles acreditam no meu trabalho”, disse o delegado.

 

Hoje a equipe de Jaboatão Centro foi reforçada e conta com 6 policiais de rua e 3 pessoas no setor administrativo. Graças ao delegado, as pessoas que precisarem ir à Delegacia ouvirão música clássica pelos corredores do prédio, além de haver uma brinquedoteca para as crianças que estiverem acompanhando os adultos.

 

Igor é delegado há cinco anos. No seu perfil no Facebook, cinco mil pessoas seguem o policial, que costuma utilizar a rede social para divulgar ações da polícia e a sua vida íntima.

 

Comerciários

 

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

você pode gostar