Início » Delegado do RJ pede preventiva de policiais suspeitos de estupros

Delegado do RJ pede preventiva de policiais suspeitos de estupros

por Editoria Delegados

Inquérito foi concluído pelo delegado Niandro Lima

 

 

O delegado Niandro Lima, titular da 25ª DP (Engenho Novo), concluiu, nesta sexta-feira, o inquérito que investiga a suposta participação de pelo menos quatro policiais militares da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Jacarezinho, na Zona Norte, no estupro de duas mulheres e uma adolescente na comunidade. Segundo a Polícia Civil, foi pedida a prisão preventiva de Gabriel Machado Mantuano, de 21 anos, Renato Ferreira Leite, de 32, Wellington de Cássio Costa Fonseca, de 30, e Anderson Farias da Silva, de 33. Presos em flagrante na quarta-feira, os quatro foram levados para o Batalhão Especial Prisional (BEP). No mesmo dia, o secretário de Segurança José Mariano Beltrame disse, em nota, que irá pedir a “expulsão sumária” dos PMs.

 

Na quinta-feira, o delegado Niandro Lima disse que o relatório do caso tem “detalhes chocantes”. A Polícia Civil, no entanto, não deu, nesta sexta-feira, mais informações sobre o inquérito, que foi entregue ao Ministério Público estadual. Segundo o delegado, as vítimas descreveram Anderson Farias da Silva como o mais violento e agressivo dos policiais. No momento do abuso sexual, o PM teria dito ‘‘vocês hoje vão ver o capeta’’.

 

O crime aconteceu na noite de terça-feira. Em depoimento, Wellington de Cássio Costa Fonseca contou que participava de um patrulhamento quando encontrou um grupo de usuários de crack. Houve uma perseguição, e sua patrulha chegou a um beco. Wellington disse que ouviu seus colegas mandando todos saírem das casas da localidade. Em seguida, as duas mulheres e a adolescente foram obrigadas a entrar num barraco, onde, segundo ele, Gabriel e Anderson praticaram os abusos, enquanto Renato iluminava o ambiente com um celular.

 

De acordo com Niandro Lima, o depoimento de Wellington foi decisivo para a conclusão do caso. O delegado afirmou, na quinta, que pedirá ao comando das UPPs o registro do GPS dos aparelhos de rádio de todos os PMs que passaram pelo local do crime.

G1 e O Globo

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

 

você pode gostar