Início » Delegadas paraenses participam de encontro nacional em Brasília

Delegadas paraenses participam de encontro nacional em Brasília

por Editoria Delegados

 

 

 

Um grupo formado por dez delegadas da Polícia Civil do Pará estará em Brasília (DF) nestas terça, 7, e quarta-feira, 8, representando a instituição no Encontro Nacional das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher. O evento é uma promoção das Secretarias Nacional de Segurança Pública (Senasp) e de Políticas para Mulheres, do Governo Federal. A meta é debater o atendimento prestado pelas DEAM’s em cada Estado da Federação com vistas a oferecer um serviço cada vez mais adequado às mulheres em situação de violência. Liderado pela delegada Christiane Lobato, diretora de Atendimento a Grupos Vulneráveis da Polícia Civil, o grupo conta ainda com as titulares das Delegacias da Mulher de Marabá, Adriana Sacramento; de Santarém, Andreza Alves; de Castanhal, Luiza Wanzeler; de Abaetetuba, Maria José Rodrigues; de Altamira, Thalita Rozal Feitoza; de Breves, Vanessa Corrêa; de Redenção, Viviane Flores Silva; e de Belém, Alessandra da Silva Jorge e Sandra Cunha.

 

No Brasil, as Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher surgiram há 27 anos como resultado de mobilizações dos movimentos para reconhecimento da violência contra a mulher como violação dos Direitos Humanos. A DEAM foi o primeiro serviço criado pelos Estados voltado especificamente ao atendimento das mulheres vítimas de violência. Todavia, com o passar dos anos surgiu também a necessidade de adequar o atendimento à realidade atual do país e às mudanças na legislação.

 

Entre as mudanças que serão implantadas para reforçar a rede de proteção à mulher no Pará, está previsto o deslocamento da estrutura da Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis, que atualmente funciona no prédio da Delegacia Geral, para instalações próprias que deverão ser entregues até setembro. Atreladas à DAV serão estruturados também o Núcleo de Atendimento Psicossocial (NAPS), a Divisão Especializada no Combate aos Crimes Discriminatórios (DECD) e a Divisão de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), que embora já existam legalmente, por meio de decreto governamental, ainda não dispõem de instalações físicas.

 

A Divisão Especializada no Combate aos Crimes Discriminatórios, responsável por atender denúncias de crimes discriminatórios – configurados por atos ou palavras que atingem a honra -, será coordenada pela delegada Aline Boaventura, que integra a Unidade Integrada Pro Paz (UIPP) sediada no Centro de Perícias Científicas “Renato Chaves”. Para a delegada, a implantação da nova unidade possibilitará melhor qualidade no atendimento ao público, com um trabalho pautado na valorização do indivíduo.

 

Estão entre esses crimes a injúria racional, o racismo, a discriminação contra o idoso e de gênero, entre outras. Denúncias dessa natureza podem encaminhadas à DECD diretamente na sede da unidade policial, sediada temporariamente no prédio da DIOE (Divisão de Investigações e Operações Especiais), no bairro da Cidade Velha, ou ainda pelo fone 181 (Disque-Denúncia). A DECD funciona de segunda à sexta-feira, em horário comercial, e o contato para informações é (91) 3212-3626.

 

Agência Pará

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

você pode gostar