Início » Roraima é segundo lugar no ranking brasileiro em conclusão de inquéritos!

Roraima é segundo lugar no ranking brasileiro em conclusão de inquéritos!

por Editoria Delegados

 

 

Dados do Inqueritômetro, sistema da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp), resultado de uma parceria entre os Conselhos Nacionais do Ministério Público (CNMP), de Justiça e o Ministério da Justiça, apontam que Roraima é o segundo no ranking nacional, com 6,2 mil inquéritos instaurados e concluídos até 2007 para apurar os crimes de homicídios.

 

Uma divulgação no site do portal dos delegados, www.delegados.com.br destaca que o Brasil possui hoje, sem conclusão, 85,6 mil inquéritos instaurados até 2007 para apurar homicídios. Dos cerca de 51 mil concluídos até o momento, 78% foram arquivados, enquanto apenas 20% terminaram em denúncias.

 

A intensão é de que se cumpra a Meta 2 do  CNMP, cujo objetivo é a conclusão de todos os inquéritos sobre homicídios instaurados até 31 de dezembro de 2007.

 

 A pesquisa aponta que o estado do Rio de Janeiro é o que mais possui inquéritos pendentes, com 31,8 mil. O segundo estado com mais inquéritos em aberto é o Espírito Santo, com 12,5 mil, seguido por Minas Gerais, com 10,6 mil.

 

Apenas Acre e Piauí conseguiram zerar o estoque. Também estão próximos de concluir a Meta 2 os estados de Roraima e Amapá, com apenas 2 e 8 inquéritos pendentes, respectivamente.

 

 Em termos de produtividades, em números absolutos, o estado do Rio de Janeiro foi o que mais concluiu inquéritos, com 15,3 mil. O segundo no ranking é Roraima, com 6,2 mil, seguido pelo Rio Grande do Sul, com 4,1 mil.

 

 Os dados apontam que o estado de Minas Gerais é o que menos evoluiu. Dos 12 mil inquéritos levantados em 2011, quando a contagem começou, apenas 11,4% foram concluídos. Outro estado que pouco evoluiu foi o de Goiás. Foram resolvidos 391 processos, o que corresponde a apenas 12% dos 3,2 mil contados em 2011.

 

 Os dados apontam que entre os que mais estão mais próximos de zerar os estoques estão Roraima, com 99,6%; Maranhão, com 97,4%; e Rondônia, com 93,6%.

 

 Para o delegado Geral de Polícia em exercício de Roraima, Luciano Silvestre, a pesquisa é de extrema importância para o Estado, e motiva a Polícia Civil a intensificar os trabalhos visando solucionar os crimes, em especial os de homicídios.

 

“A Delegacia Geral de Homicídios conta com uma equipe de policiais preparada e que envidam esforços para solucionar os crimes, dando resposta a sociedade e, também, coibindo a impunidade. Mais de 80% dos crimes de homicídios registrados no último ano foram solucionados e esse índice de solução de crimes vem se mantendo ao longo dos anos”, disse.

 

Por Sandra Lima/Assessoria de Imprensa

 

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

você pode gostar