Início » Delegada assume o comando da Polícia Civil capixaba

Delegada assume o comando da Polícia Civil capixaba

por Editoria Delegados

ES: Gracimere Soeiro Gaviorno

 

Pela terceira vez na história do Estado, uma mulher assume o mais alto posto da Polícia Civil (PCES). O cargo de chefe de polícia foi dado à delegada Gracimere Soeiro Gaviorno, em substituição ao delegado Joel Lyrio Junior. O secretário de Estado de Segurança Pública (Sesp), André Garcia, apresentou ainda mais dois nomes que ficarão à frente do Corpo de Bombeiros e da Subsecretaria de Inteligência. O anuncio aconteceu na manhã desta quarta-feira (14), na sede da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, em Vitória.

 

O comando geral do Corpo de Bombeiros Militar (CBM-ES), que era do coronel Edmilton Ribeiro Aguiar Junior, passou para o coronel Carlos Marcelo Disep Costa, que atuava como coordenador Estadual de Defesa Civil. Deixando a Superintendência de Polícia Especializada, o delegado José Monteiro Júnior comanda agora, a Subsecretaria de Inteligência da Sesp.

 

Segundo o secretário, as mudanças são naturais e normais durante a alternância de gestão. Garcia disse ainda que acredita nas escolhas feitas para dar continuidade aos trabalhos de redução à criminalidade no Estado. “Não é um trabalho fácil, são diversos desafios a serem cumpridos, mesmo com as limitações da gestão pública. Mas estamos implantando ações, ampliando os esforços, para obter cada vez mais melhores resultados e estamos com tudo para dar certo”, declarou.

 

Entre as prioridades da nova delegada-chefe da PCES, Gracimere Gaviorno, está a meta de redução dos homicídios, melhoria na qualificação dos policiais civis e a prevenção de casos de violência contra a mulher. “Nós não vamos esmorecer no combate à violência feminina. Seja ela na violência de um cunho menor, como lesões corporais e violência doméstica, mas também com relação aos homicídios. Vamos estudar a motivação destes homicídios e estudar se eles estão relacionados a outros crimes”, contou.

 

Além disso, Gracimere pretende aproximar as unidades regionais da população e integrar a comunicação interna entre as bases territoriais às delegacias especializadas, com intuito de prestar um melhor atendimento e resolução dos casos.

 

Gracimere Gaviorno ingressou na PCES há 20 anos como papiloscopista e em 1999 passou no concurso para delegada. Enquanto delegada, esteve na Delegacia da Mulher de Colatina, Delegacia da Mulher da Serra, Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Delegacia de Defraudações e Falsificações, entre outras unidades especializadas e regionais. Atualmente, era superintendente de Polícia Técnico-científica.

 

Duas outras mulheres já haviam chefiado a Polícia Civil no Estado. Almerinda Saué, entre 1996 e 1997 e depois em 2002, e Selma Couto entre 1999 e 2001 e 2003 a 2006.

 

A escolha de Gracimeri não foi indicação da categoria. No final do ano passado, o Sindicato dos Delegados da Polícia Civil do Estado realizou uma eleição que indicou o nome de Júlio César Oliveira para assumir a chefia do PCES. De acordo com Garcia, o nome indicado pela classe foi estudado, mas a opção tomada seguindo outros critérios.

“Toda sugestão foi bem-vinda, ainda mais da categoria, que tem todo o interesse que a gestão seja a melhor possível. O nome indicado é de muito peso e muito importante na história da Polícia Civil, porém a escolha recaiu em uma visão de gestão de polícia, sobe nosso ponto de vista, é a mais adequada neste momento”, explicou.

 

Comandante já foi corregedor

Já o novo comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Marcelo Disep, está corporação há 27 anos, e atuou como comandante de batalhões e corregedor, ele estava no posto de coordenador Estadual da Defesa Civil.

 

Para Disep, o foco estará na prevenção e preparo no atendimento em períodos de desastres. “Vamos melhorar nosso serviço à população, no sentido operacional e de prevenção. Vamos continuar desenvolvendo o trabalho que já fazíamos na Defesa Civil. Equipando e preparando os municípios para a proteção em suas defesas”.

 

O delegado Monteiro, que assume a Subsecretaria de Inteligência da Sesp, é de suma importância manter o alto padrão de resultado, melhorando a integração entre as polícias. “Todos nós estamos desenvolvendo ações de apoio e união dentro de uma gestão integrada, isso é de fundamental importância para se fazer um trabalho coeso e com bons resultados. Espero que o nosso resultado venha beneficiar a população capixaba”, frisou.

 

Com os anúncios, o ex-comandante geral do Corpo de Bombeiros Edmilton Aguiar será o novo corregedor da corporação. O ex-delegado-chefe da Polícia Civil, Joel Lyrio, ainda terá um novo cargo divulgado.

 

ES Hoje

 

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

 

 

você pode gostar