Início » Com delegacia superlotada, delegado pede providências à Justiça

Com delegacia superlotada, delegado pede providências à Justiça

por Editoria Delegados

GO: Devido a superlotação, presos ficam nos corredores da delegacia

 

O delegado Cristiomário Medeiros, titular da Delegacia de Plantaltina de Goiás, no Entorno do Distrito Federal, encaminhou ofício para a Justiça nesta quarta-feira (14) pedindo uma solução para a superlotação da delegacia da cidade. Por conta de uma ordem judicial, o presídio da cidade não pode receber os detentos desde agosto do ano passado, por também estar operando acima da capacidade.

 

Devido a superlotação, presos ficam nos corredores
da delegacia  (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

 

Segundo Medeiros, a delegacia possui duas celas com capacidade para dois presos cada. No entanto, atualmente, 26 pessoas estão detidas no local. São 23 homens, além de uma mulher, que fica no corredor e três menores, instalados em uma sala separada.

 

“Desde que a cadeia foi proibida de receber os presos, reporto ao judiciário, diariamente, que tenho presos acima da capacidade. Hoje, explique ao juiz Alano Cardoso e Castro que a situação está insustentável e pedi uma solução. Ele me afirmou que vai estudar o caso e acenou com a possibilidade de soltar os presos. Hoje, a situação está insustentável”, afirmou ao G1.

 

O G1 tentou contato com o magistrado no Fórum da cidade, mas, segundo a sua secretária, ele estava em uma audiência. A reportagem retornou mais tarde, mas as ligações não foram mais atendidas.

 

Ainda de acordo com o delegado, os seis servidores da Polícia Civil na cidade – quatro do expediente e dois plantonistas – estão impedidos de trabalhar porque são obrigados a ficar vigiando os presos. Diante da situação, Medeiros informou que somente ocorrências mais graves estão sendo atendidas.

 

“Suspendi as atividades ordinárias e estamos atendendo casos emergenciais, como homicídios, flagrantes e roubos de veículos. Da forma que está, não tem como garantir a segurança da população. Minha intenção é prender e não soltar presos. Mas não tenho condições de mantê-los lá”, explica.

 

Por telefone, a assessoria de imprensa da Superintendência Executiva de Administração Penitenciária (Saep) informou que está sendo realizada a ampliação da unidade prisional da cidade, que disponibilizará 88 novas vagas. A previsão é que o pavilhão fique pronto em março deste ano.

 

O órgão explicou ainda que está em processo de licitação a construção de um presídio regional na cidade, o qual terá capacidade para 388 presos. Ainda não há previsão para o começo da obra.

 

Problemas

 

Em 19 de agosto de 2014, a Justiça determinou que o presídio de Planaltina de Goiás não recebesse mais presos por estar com mais de 146 detentos, sua capacidade total.

 

Na época, a cadeia continuou recebendo presos e, de acordo com a Polícia Civil 20 detentos chegaram a ser soltos.

 

G1

 

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

 

 

você pode gostar