Início » Crimes violentos tem redução de 10,8% na Bahia e cidades como Bom Jesus da Lapa, 58%

Crimes violentos tem redução de 10,8% na Bahia e cidades como Bom Jesus da Lapa, 58%

por Editoria Delegados
28ago13-ba-reducacao.crimes.2

 

 

Os crimes violentos letais intencionais (CVLIs), que compreendem homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte, caíram 10,8% nos primeiros seis meses deste ano na Bahia, em relação ao mesmo período de 2012. Este registro foi destacado  na Assembleia Legislativa, quando foi apresentado pelo secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, o balanço do primeiro semestre dos principais índices de criminalidade no estado.

Segundo o balanço, a Região Metropolitana de Salvador (RMS), onde ficam, entre outras, as cidades de Simões Filho, Camaçari e Lauro de Freitas, foi a que apresentou a maior redução desses crimes, com 20,5%. Foram 469 casos em 2012, contra 373 neste ano. Em Salvador, a queda foi de 10,3%. Foram contabilizados 864 crimes em 2012, contra 775 neste ano. A maior redução na capital baiana aconteceu nas regiões da Boca do Rio, Centro Industrial de Aratu (CIA) e Pau da Lima.

No interior, os CVLIs tiveram queda de 8,6%. Foram 1.891 no primeiro semestre de 2012, contra 1.728 no mesmo período deste ano. Cidades como Bom Jesus da Lapa, com redução de 58%, Juazeiro, com 45%, e Itabuna, com 20%, foram os destaques.

Maurício Barbosa afirmou que esses resultados são fruto de um esforço conjunto que vem sendo feito desde a criação do programa Pacto pela Vida, com a preservação de 348 vidas nesse primeiro semestre. “A Secretaria da Segurança Pública e outras secretarias estaduais, Justiça, Legislativo, Ministério Público, Defensoria Pública e Prefeitura de Salvador, além de uma série de entidades, vêm trabalhando e contribuindo para a obtenção desses resultados, e vamos continuar dessa forma”.

Redução de outros tipos de crime

Na oportunidade, também foram apresentados os números de outros tipos de crime. Houve redução de 40% nos assaltos a ônibus, 12,1% nos roubos de veículos e 6,5% nos roubos a bancos. De acordo com o comandante-geral da PM, coronel Alfredo Castro, o desempenho positivo é resultado do trabalho de especialização da polícia. “O serviço policial combate um leque grande de crimes, mas em alguns casos buscamos focar as ações na repressão a determinado tipo, com a criação de grupos especiais e forças-tarefa, e isso tem trazido bons resultados”.

Já o delegado-geral da Polícia Civil, Hélio Jorge, ressaltou o empenho no trabalho de investigação, que desbaratou quadrilhas e prendeu financiadores do crime, como receptadores de veículos roubados. Ele destacou ainda a filosofia de trabalho conjunto implantada pelo Pacto pela Vida.

“O programa integra todas as forças e faz com que elas falem a mesma língua dentro de uma política de segurança pública do Estado. Ao mesmo tempo, insere outras secretarias e outros órgãos para que possam nos apoiar, porque não são as ações de polícia apenas que vão resolver o problema, mas várias outras ações que podem ser apoiadas pela saúde, pela educação, pela cultura, pelo desenvolvimento social como um todo”,

 

Da Redação

 

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

você pode gostar