Início » Como evitar que pessoa conduzida à delegacia seja colocada na cela?

Como evitar que pessoa conduzida à delegacia seja colocada na cela?

Convencer o delegado de polícia a determinar que o investigado não fique na cela

por Editoria Delegados

A cela é o espaço físico destinado a indivíduos que estão privados de sua liberdade, seja por captura, apreensão, detenção, prisão civil, prisão preventiva, prisão temporária ou prisão definitiva. Os efeitos de ser colocado em uma cela, mesmo que temporariamente, são profundamente constrangedores. A pessoa presa, ainda que legalmente, enfrenta um impacto psicológico e social significativo. Além da perda imediata da liberdade, o indivíduo sofre com a estigmatização, o que pode prejudicar suas relações pessoais e profissionais. A cela, como local de confinamento, impõe ao detido uma condição de vulnerabilidade e de exposição a situações degradantes, potencializando o sentimento de humilhação.

No contexto da prisão legal, onde há fundamentos jurídicos para a detenção, o constrangimento não é menor. A experiência de estar em uma cela pode ser traumática, causando danos emocionais duradouros. Este cenário evidencia a importância de considerar alternativas à detenção em casos onde a legislação permite.

É nesse ponto que a atuação do advogado ou qualquer outra pessoa interessada, como um familiar do preso, torna-se essencial. Além disso, o ambiente carcerário pode expor o indivíduo a condições de higiene precárias e a interações com outros detidos, potencialmente perigosos, exacerbando o estresse e o medo. Assim, a permanência na cela não apenas afeta o estado mental do detido, mas também pode ter implicações físicas e de saúde, o que torna ainda mais urgente a busca por soluções alternativas à prisão.

Quando uma pessoa procura evitar que seu familiar seja colocado em uma cela deve demonstrar ao delegado de polícia a desnecessidade dessa medida extrema. Existem alguns argumentos específicos que podem convencer o delegado para não deixar uma pessoa na cela.

Conteúdo exclusivo para assinantes! Faça login para acessar o conteúdo completo ou clique AQUI e assine já!

 

Clique na caixa "Não sou um robô"

® Todos os direitos reservados. O conteúdo disponibilizado aos assinantes pertence à política de direitos autorais para uso único, individual e exclusivo, não havendo permissão para sua divulgação em qualquer outro meio de comunicação sem autorização da Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados. Logo, é proibida a impressão ou transmissão por broadcast, reescrição ou redistribuição sem prévia autorização por qualquer meio, inclusive reenvio de material através de e-mail. (Art. 184 do Código Penal; art. 29, I, da Lei Ordinária Federal 9.610/98; arts. 183 a 195, da Lei 9.279/96).

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

 

 

você pode gostar