Início » CNJ interdita carceragem da delegacia de Uberlândia

CNJ interdita carceragem da delegacia de Uberlândia

por MARCELO FERNANDES DOS SANTOS
21ago10-mg-cnj-delegacia

MINAS GERAIS
CNJ interdita carceragem da delegacia de Uberlândia

MINAS GERAIS

A carceragem da delegacia regional de Uberlândia foi interditada na última quarta-feira (18/8) por falta de condições de receber os presos. A medida foi determinada pela equipe do mutirão carcerário do polo de Uberlândia, que deu 90 dias para que a situação seja regularizada. Os detentos foram transferidos para o presídio Professor Jacy de Assis.

De acordo com o coordenador do polo do mutirão, juiz Luís Geraldo Santa’Ana Lanfredi, a cela dos presos não possui espaço para as necessidades fisiológicas dos presos e o odor no local é insuportável. “Embora fosse um local de curta permanência, onde os presos esperam no máximo 24 horas, era inadequado”, afirma Lanfredi.

A inspeção na delegacia ocorreu com a presença do coordenador do Departamento de Monitoramente e Fiscalização do Sistema Carcerário (DMF/CNJ), juiz Luciano André Losekann, do juiz corregedor Miller Rogério Couto Justino e do juiz de Direito e Direitor do Foro Joemilson Donizetti Lopes. Os magistrados proibiram o recolhimento de novas pessoas na delegacia e solicitaram reformas estruturais na unidade. A inspeção faz parte do mutirão carcerário promovido no estado, que teve início na segunda-feira (16/8).

Minas Gerais é o 25º estado a promover mutirão carcerário coordenado pelo Conselho Nacional de Justiça. Ao todo, 23 estados e o Distrito Federal contam com mutirões carcerários, que têm o intuito de revisar os processos criminais. Em Minas, existem aproximadamente 50 mil presos, cerca de 11 mil provisórios. O estado possui a segunda maior população carcerária do país. Por causa disso, conta com uma equipe de seis juízes coordenadores do CNJ para acompanhar a revisão dos processos.

O estado foi dividido em seis polos regionais: Belo Horizonte, Juiz de Fora, Montes Claros, Governador Valadares, Uberlândia e Varginha. Juízes, defensores públicos, promotores, advogados, servidores do CNJ e do Tribunal de Justiça de Minas Gerais são responsáveis pela revisão dos processos criminais. Com informações da Assessoria de Imprensa do CNJ.

CNJ conjur

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social
Portal Nacional dos Delegados

você pode gostar