Início » Busca de desaparecido poderá começar logo após registro na polícia

Busca de desaparecido poderá começar logo após registro na polícia

por MARCELO FERNANDES DOS SANTOS

BRASÍLIA
Busca de desaparecido comecará após B.O. na polícia

BRASÍLIA

{loadposition adsensenoticia}Tramita na Câmara o Projeto de Lei 6893/10, do Senado, que obriga a autoridade policial a iniciar as buscas por crianças e adolescentes no momento do registro do desaparecimento. Atualmente, não há norma legal que regule a questão, mas as investigações de desaparecidos, na maioria dos casos, só têm início depois de 24 horas da ocorrência.

A proposta determina que a primeira providência deverá ser a comunicação do desaparecimento à Polícia Rodoviária, às companhias de transportes, aos portos e aos aeroportos.

“O problema do desaparecimento é de todos. Ninguém está livre de passar por uma situação como essa. Assim, é de extrema importância que as autoridades competentes sejam mobilizadas tão logo se verifique o desaparecimento, a fim de minimizar os casos que se tornam insolúveis em razão da demora em agir”, argumenta o autor da proposta, senador Pedro Simon (PMDB-RS).

O senador informou que a obrigatoriedade proposta por ele já foi objeto de outro projeto de sua autoria, que foi aprovado pelo Senado, mas rejeitado pela Câmara dos Deputados.

Tramitação

A proposta, que tramita em caráter conclusivoRito de tramitação pelo qual o projeto não precisa ser votado pelo Plenário, apenas pelas comissões designadas para analisá-lo. O projeto perderá esse caráter em duas situações: – se houver parecer divergente entre as comissões (rejeição por uma, aprovação por outra); – se, depois de aprovado pelas comissões, houver recurso contra esse rito assinado por 51 deputados (10% do total). Nos dois casos, o projeto precisará ser votado pelo Plenário., será analisada pelas comissões de Seguridade Social e Família e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:

PL-6893/2010

Mário Leite de Barros Filho
Delegado de Polícia
Assessor Jurídico do Deputado Regis de Oliveira

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social
Portal Nacional dos Delegados

você pode gostar