Início » ‘Brutal’, diz policial federal pai de estudante de medicina morto por PM em boate

‘Brutal’, diz policial federal pai de estudante de medicina morto por PM em boate

por Editoria Delegados

MT: Polícia Federal abriu investigação para apurar a morte do filho do agente

A família do estudante de medicina Maurício Rodrigues Pinheiro, de 23 anos (imagem ao lado), assassinado a tiros por um policial militar dentro de uma boate em Barra do Garças, a 516 km de Cuiabá, procura entender os motivos do crime, ocorrido neste fim de semana. O estudante era filho do policial federal Maurício de Carvalho Pinheiro, de 54 anos. O cabo da PM, Paulo César Guirra, de 37 anos, atua na cidade de Aragarças (GO) e negou à Polícia Civil ter matado Maurício.

“Foi um crime sem sentido e totalmente brutal. Meu filho tinha acabado de chegar ao local e foi baleado. E não tem cabimento dizer que houve uma briga, o cara [policial militar] tem dois metros de altura e é um ‘monstrão’. Meu filho não tinha nem 1,70 metro de altura e era magro. Não tem como comparar”, declarou ao G1 o pai do estudante.

Segundo a família de Maurício, o jovem foi para a boate para encontrar com amigos de infância, após a formatura de faculdade de um deles. O estudante cursava medicina em Maringá, no Paraná, e passava uma temporada com a família em Mato Grosso.

As testemunhas disseram que o policial militar se aproximou de Maurício, o abraçou por trás, sacou uma arma e atirou. O pai do estudante afirmou que Maurício foi baleado meia hora após chegar à boate. Paulo Guirra teria sido agredido ao ser imobilizado por policiais militares que estavam à paisana na boate e também foi encaminhado para um hospital, junto com Maurício. O estudante foi atingido por quatro disparos e teve o corpo enterrado no fim de semana, em Barra do Garças.

O pai de Maurício atua em um setor de inteligência ligado a Brasília, que combate o crime organizado e quadrilhas de traficantes em Mato Grosso e na fronteira com a Bolívia. Uma equipe da Polícia Federal saiu de Cuiabá para Barra do Garças para coletar dados do crime e iniciar uma investigação.

“Estamos fazendo uma investigação paralela [à Polícia Civil] para ver se tem indícios de ligação com o meu trabalho. Eu já recebi diversas ameaças e fizemos prisões de organizações criminosas. Eu sou um policial que não abandona nenhuma hipótese, mas precisamos saber qual foi a motivação [do assassinato]”, afirmou o policial federal. A mãe do universitário e a irmã dele estão abaladas.

Policial militar preso

Guirra, o policial que foi preso suspeito de atirar contra e matar o estudante, disse à Polícia Civil que foi agredido por Maurício. Mas a versão do policial é isolada das testemunhas, que apontam o PM como quem atirou no estudante. No entanto, a motivação do assassinato é desconhecida até o momento pela investigação policial.

O policial está detido provisoriamente no Presídio de Santo Antônio do Leverger, a 35 km de Cuiabá. O cabo atuava na 4ª Companhia da Polícia Militar de Goiás, em Aragarças. Por telefone, o subcomandante e capitão da unidade, Giovani Peres, informou que acompanha a situação do policial militar que está preso em Mato Grosso.

“A PM lamenta o fato. Dói e é constrangedor. Para nós ele era um bom policial e não tínhamos problemas com ele. O cabo era o campeão de flagrantes. [No dia do crime] ele [Guirra] tinha chegado de um curso em Goiânia e foi para essa casa noturna. O clima [na cidade] está ruim”, pontuou o capitão ao G1.

Conforme o subcomandante, um procedimento disciplinar foi aberto para apurar a conduta e os fatos que envolveram Guirra no assassinato do estudante de medicina.

G1

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

 

 

você pode gostar