Início » Delegado de Polícia Civil do Amapá lança obra jurídica nesta sexta na sede de Adepol

Delegado de Polícia Civil do Amapá lança obra jurídica nesta sexta na sede de Adepol

por Editoria Delegados

 

 

 

O delegado Luiz Carlos Gomes Junior, diretor da Delegacia de Tóxico e Entorpecente da Polícia Civil do Amapá, é autor da obra jurídica “O Silêncio da Testemunha na Investigação Policial”. O livro será lançado nesta sexta-feira, 21, às 17h, na sede da Associação dos Delegados de Polícia do Amapá (Adepol), na Avenida Procópio Rola, bairro Santa Rita.

 

No início do ano a obra foi publicada pela Editora da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e o autor traz para o Estado alguns exemplares e dá seguimento ao projeto em nível local.

 

Luiz Carlos conta que o livro discute sobre a criminalização da testemunha que, permanecendo silente, se recusa a colaborar com as investigações policiais. “De uma discussão aparentemente técnica e conceitual, propõe-se a releitura a partir de uma perspectiva garantista e minimalista da criminalização dessa conduta, tendo como expectativa a realidade sociocultural brasileira e as carências de uma tradição republicana no Brasil”, ressalta.

 

O delegado destaca ainda que “o livro navega em águas pouco navegáveis” pelos profissionais que atuam na investigação policial. Somos os responsáveis legais pela investigação de crimes, mas pouco escrevemos e compartilhamos nosso conhecimento sobre o assunto, frisa, complementando: “gosto muito do termo latino sapere aude, ou seja, ouse saber, mas acrescento que publicar um livro na área de investigação policial não é apenas um ato de ousadia, é também de coragem”.

 

O delegado Luiz Carlos Gomes Júnior é bacharel em Direito pela Universidade Tiradentes/SE (2008) e graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Sergipe (2009). Atualmente é delegado de Polícia Civil do Estado do Amapá, aprovado com louvor em 1º lugar no concurso público (2010).

 

Luiz Carlos recebeu homenagem dos membros da Adepol como ‘Delegado de Polícia Revelação do ano 2011′; ‘Titular da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Patrimônio, 2012′ e da ‘Delegacia de Tóxico e Entorpecente 2013′.

Possui artigos científicos publicados em revistas especializadas em Filosofia, Literatura e Educação.

Endereço para acesso no curríco lattes: http://lattes.cnpq.br/9626505340073691

 

José Maria Silva/Secom

Correa Neto

 

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

você pode gostar