Início » Aumentar multas não inibe rachas, afirma delegado Contarato

Aumentar multas não inibe rachas, afirma delegado Contarato

por Editoria Delegados

 

 

O Senado aprovou na semana passada um projeto de lei que aumenta o valor da multa para quem for pego fazendo racha no trânsito.

 

Em uma entrevista ao programa ES no Ar, da TV Vitória/ Record desta segunda-feira (23), o titular da Delegacia de Delitos de Trânsito, Fabiano Contarato, comentou a decisão. Ele frisou que o Congresso Nacional está se preocupando mais com a arrecadação do que com a própria vida.

 

“Essa é uma demonstração inequívoca de que o Congresso Nacional não se preocupa com a vida, mas sim em arrecadar. Se você perguntar para a Polícia Militar ou para a Polícia Rodoviária Federal quantos autos de infração foram lavrados para motoristas batendo racha, o número será insignificante. É difícil flagrar motoristas nessas condições.”

 

Fabiano Contarato diz que gostaria que o Congresso legislasse de forma diferente nos casos de racha e de motoristas bêbados. “Eu queria que o Congresso legislasse da seguinte forma: motorista batendo racha, que mata alguém, é reclusão que não cabe fiança, vai a júri popular e é condenado a mais de 30 anos. Motorista alcoolizado que mata ou lesiona alguém: vai a júri popular e não cabe fiança”

 

O delegado pede que a população informe onde estão acontecendo os rachas e registre o flagrante. “Ninguém confessa que está batendo um racha para a polícia e o racha ocorre de forma inesperada e em qualquer local. É necessário que a sociedade também contribua apontando, informando onde está acontecendo. Hoje qualquer meio de prova é possível e, se isso é caracterizado, os motoristas serão indiciados tanto no aspecto criminal como no auto de infração. É lamentável que o Senado só se preocupe com a multa e não com o principal, que é punir, educar, estabelecer uma sanção mais severa para quem mata em decorrência do racha ou do alcoolismo.”

 

TV Vítória Record

 

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

você pode gostar