Início » 9º DIP de Manaus avança e começa 2013 sem “Inquéritos Baixados”

9º DIP de Manaus avança e começa 2013 sem “Inquéritos Baixados”

por Editoria Delegados
03jun13-delegado-thyago.2

 

 

Preocupados em atender a população com mais agilidade e buscando a rápida elucidação dos crimes, a equipe do 9º Distrito Integrado de Polícia (DIP) começou o ano de 2013 sem os chamados “Inquéritos Baixados”.

 

           “Inquérito Baixado”, em síntese, é um procedimento policial já remetido à Justiça, que por alguma necessidade à elucidação do delito, retorna à Delegacia para que seja efetuada diligência complementar, como por exemplo, oitiva de novas testemunhas, acareações, pedido de reprodução simulada dos fatos, ou até mesmo solicitar o envio de laudos periciais pendentes ou outras provas que o Promotor considere como imprescindível à Denúncia.

 

          A média de Inquéritos Policiais que baixam da Justiça para o 9º DIP variavam entre 12 a 15 por mês e hoje esse número baixou consideravelmente, devido o empenho da equipe de Delegados, Escrivães, Investigadores e servidores Administrativos do expediente e plantão, que se dedicam com afinco para a conclusão de todos os procedimentos, dando mais eficiência e qualidade ao trabalho policial.

 

        Há dois anos como Delegado lotado no 9º DIP e há um ano e meio como Titular, o alagoano Thyago Tenório, 31 anos, destaca o esforço e a dedicação da equipe para alcançar com êxito esse resultado. “Quando assumi a delegacia já tínhamos um número reduzido de inquéritos baixados, resultado de um excelente trabalho realizado pelo antigo Delegado Titular do 9º DIP, Dr. Raimundo Acioly. Ainda no mês de dezembro de 2012, conseguimos zerar todos esses inquéritos, graças ao esforço e dedicação de toda a equipe”, destaca Tenório.

 

       Outro fator determinante para a conquista é atribuído pelo Delegado também aos investimentos concedidos pelo Governo do Estado do Amazonas à Segurança Pública. “É algo que deve ser aplaudido. A Polícia está aparelhada, com plano de cargos, viaturas, armamento e prédios excelentes. As ferramentas foram disponibilizadas pelo Governo do Estado e agora depende de nós, policiais, usá-las em prol da sociedade e do povo amazonense”, argumentou.

 

       Ainda de acordo com o Delegado, como o 9º DIP é uma das bases de flagrante da Zona Leste, houve grande dificuldade em concluir os inquéritos baixados da Justiça, uma vez que o acúmulo de serviço é grande. Todavia, apesar de todos os obstáculos, com muito trabalho e dedicação a equipe conseguiu e, pela primeira vez a Delegacia conseguiu remeter todos os procedimentos baixados da Justiça.

 

       Segundo Tenório, sem esses inquéritos baixados acumulados, o trabalho fica mais eficiente e eles podem se dedicar exclusivamente para a elucidação das demandas diárias, dando primazia à investigação policial, trabalho-fim da Polícia. O 9º DIP, por ser localizado em uma das Zonas mais populosas da capital, a Zona Leste, tem um número de ocorrências e atendimentos consideravelmente grande.

 

Os trabalhos na Delegacia

 

       O 9º DIP funciona com uma equipe de expediente no horário comercial e quatro equipes de plantão que se revezam todos os dias do ano durante as 24 horas, além de contar com o apoio de assistentes sociais e psicólogos do projeto ‘Ame a Vida’. Os trabalhos no plantão são de lavratura de flagrantes, termos circunstanciados de ocorrências (TCOs), boletins de ocorrências (BOs), audiências de conciliação de bem viver e o atendimento da população de um modo geral.

 

       O expediente recebe os procedimentos realizados pelo plantão, onde são gerados os inquéritos policiais e termos circunstanciados de ocorrência que são remetidos à Justiça, além de dar andamento às determinações judiciais e requisições do Ministério Público, e principalmente, investigar os crimes. “O trabalho realizado aqui no 9º DIP não é feito apenas pelo Delegado. A perfeição se dá por meio do trabalho em equipe, formado pelos escrivães, investigadores e demais servidores que estão empenhados para fazer o melhor para o Estado e à população amazonense”, conclui o Delegado Thyago Tenório.

 

PC AM

 

DELEGADOS.com.br
Revista da Defesa Social & Portal Nacional dos Delegados

você pode gostar