Polícias Civis de todo o Brasil prendem 3.649 pessoas durante Operação Midas 

Combate a roubo e latrocínio Nesta manhã (28) foram consolidados os números da Operação Midas, deflagrada entre 26 e 27 de setembro, no combate aos crimes de roubo e latrocínio. Neste período, 3.649 pessoas foram presas e 404 adolescentes apreendidos, totalizando 4.053 prisões/apreensões. Durante a Operação Midas foram apreendidas 217 armas de fogo e 177 […]

Por Editoria Delegados

Combate a roubo e latrocínio

Nesta manhã (28) foram consolidados os números da Operação Midas, deflagrada entre 26 e 27 de setembro, no combate aos crimes de roubo e latrocínio. Neste período, 3.649 pessoas foram presas e 404 adolescentes apreendidos, totalizando 4.053 prisões/apreensões.

Durante a Operação Midas foram apreendidas 217 armas de fogo e 177 veículos recuperados. Com relação às drogas, destaca-se a apreensão de 2.232 quilos de maconha, 88 quilos de cocaína e 33.495 unidades de ecstasy.

Participaram da Operação Midas 13.294 policiais civis de 25 estados e do Distrito Federal. 

Com relação aos adolescentes apreendidos, 70 apreensões foram durante cumprimento de mandado por roubo, 20 apreensões por cumprimento de mandado referente a latrocínio, 74 apreensões por mandado relativo a outros crimes e 85 apreensões em flagrante.


Durante o período da operação, 160 armas de fogo foram apreendidas, 103 veículos recuperados, além de apreensão de drogas como maconha, cocaína, crack, LSD e ecstasy.

 


Dentre as ações realizadas, destaca-se que no estado do Piauí houve a prisão de receptadores e apreensão de centenas de celulares Iphone com indícios de roubo e furto. No estado de Goiás, mais de 33 mil pontos ou comprimidos de ecstasy, avaliados inicialmente em 800 mil reais, foram apreendidos. Já no Rio Grande do Sul foram cumpridos mandados e efetuadas prisões referentes a uma organização criminosa suspeita de autoria de roubo a estabelecimento bancário com emprego de explosivos e disparos de arma de fogo, fato ocorrido em 05 de julho de 2018 na cidade de Canguçu.


Midas é terceira operação realizada a partir de uma parceria com as polícias estaduais e coordenada pelo Ministério da Segurança, no âmbito do Sistema Único de Segurança Pública (Susp). Ela foi realizada simultaneamente pelas Polícias Civis de 25 estados e do Distrito Federal. O único estado que não participou da Operação Midas foi o Amazonas, devido a algumas dificuldades operacionais decorrentes de uma mudança que está ocorrendo em um cargo de chefia na área de segurança pública.


O ministro da Segurança Pública Raul Jungmann, durante entrevista realizada na manhã do dia 26, quando foram divulgados os primeiros dados parciais da operação, informou que as operações têm sido lançadas de forma simultânea em todo o país para demonstrar a coordenação com as polícias estaduais e os ganhos dessa coordenação. Entre as justificativas da operação, ele aponta a de que o dinheiro roubado, principalmente de carros-fortes e de caixas eletrônicos, acaba sendo usado por facções para a prática de outros crimes, como tráfico de drogas, contrabando e até mesmo financiamento de campanhas políticas.


“O roubo a caixas eletrônicos têm acontecido em quantidade de milhares ao ano. Nossos setores de Inteligência informam que ele serve de capital de giro para as facções, para o financiamento de outras atividades, como tráfico de drogas, contrabando, descaminho e tantas outras operações que são promovidas pelo crime organizado”, explicou o ministro.


Jungmann também defendeu que o combate ao latrocínio ajuda a reduzir o número de homicídios e informou que, em 22 de outubro, as metas da Política Nacional de Segurança Pública serão referendadas durante reunião do Conselho Nacional do Susp. “O Brasil está assumindo e propondo aos estados uma redução de 3,5% ao ano, dos homicídios. Como os homicídios vinham crescendo 4%, se conseguirmos uma redução, até 2019, de 3,5, teremos reduzido em 7,5% esses crimes”, argumentou.

“Com a operação, nossa meta é tirar de circulação as pessoas que causam sensação de insegurança muito grande à população”, afirmou o Presidente do Concpc e Chefe da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, delegado Emerson Wendt. Ele idealizou a operação e acompanhou o trabalho das equipes dos estados e DF a partir do Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN), unidade gerida pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Segurança Pública (Senasp/MSP) e criada para gerenciamento e suporte de grandes ações em todo o país.

 

DELEGADOS.com.br
Portal Nacional dos Delegados & Revista da Defesa Social

 

Veja mais

Sindicato dos Delegados aponta falta de diálogo com Derrite e cobra Tarcísio: “Estamos à míngua em SP”

(SP) Exonerado do cargo de secretário de Estado de Segurança Pública para atuar politicamente em Brasília-SP, Derrite sequer entregou a nova Lei Orgânica da Polícia Civil; outras promessas de campanha

Conduta policial quando o juiz e a lei soltam criminosos, ‘devolvendo-os’ à sociedade

Não há segurança pública eficaz quando o sistema penal protege mais a abstração jurídica do que a vida das pessoas

Ex-delegado-geral morto: cinco suspeitos pela morte de Ruy Ferraz são soltos

Eles tiveram a prisão preventiva negada pela Justiça e responderão em liberdade, com uso de tornozeleira eletrônica

Polícia Civil do Piauí prende tenente suspeito de homicídio e de ficar com seguro de R$ 1,5 mi

(PI) Delegado Tales Gomes coordenou operação de cumprimento de mandado de prisão

Cleopas Isaías é aprovado, pela 6ª vez, na Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2025

A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Censo 2025 dos Melhores Cursos Preparatórios para Carreiras Policiais no Brasil

Ampliar o reconhecimento das instituições que demonstram excelência na formação de candidatos e que colaboram diretamente com a qualificação dos futuros profissionais da segurança pública no Brasil.

Alisson Macedo entra na Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2025

A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos
Veja mais

Delegado-Geral André Rabelo apresenta os avanços da Polícia Civil da Paraíba

(PB) Entrevista do chefe da Polícia Civil reforça o posicionamento técnico do governo paraibano, que, segundo dados oficiais, mantém índices de segurança entre os melhores do Nordeste nos últimos anos

Encontro Nacional dos Delegados de Polícia | 2025

Adepol do Brasil, Associações e Sindicatos de Delegados de Polícia de todo o país promovem o encontro entre os dias 11 e 13 de dezembro em Aracaju

Rodolfo Laterza segue, pela 4ª vez seguida, na Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil! Censo 2025

POST-MELHORES-DELEGADOS-2025- RODOLFO LATERZA
A escolha dos melhores delegados consolida, para sempre, os nomes e as histórias dos delegados e das delegadas. Promove valorização do cargo, reconhecimento na carreira, identificação de competência, visibilidade dos

Márcio Dominici é reconduzido à presidência da Adepol Maranhão para o período de 2026 a 2028

(MA) A contagem dos votos foi acompanhada presencialmente por ambos os candidatos e teve transmissão simultânea através do perfil oficial da associação no Instagram, ampliando a transparência do processo.

Piauí é o estado mais seguro do Nordeste segundo ranking nacional de Segurança Pessoal

Francisco Lucas (secretário de segurança pública do Piauí) e Rafael Fonteles (governador do Piauí)
(PI) Estado registrou 20,4 homicídios por 100 mil habitantes, índice que a coloca na décima primeira posição nacional.

Felipe Monteiro é o novo Delegado-Geral da Polícia Civil de Pernambuco

08NOV25-PE-NOVO-DG
(PE) Delegado Renato Márcio Rocha Leite deixou o cargo de delegado-geral da Polícia Civil do Estado, após apresentar pedido de exoneração

Investigação de crimes contra a honra via TCO ou Inquérito Policial

08NOV25-TCO-IPL-REDESSOCIAIS
Análise Jurídico-Policial, Coleta de Provas , Arquivos, Documentos e Modelos de Peças referentes a tais casos.
Veja mais

Não é possível copiar este conteúdo.